Com uma carreira de 18 anos como âncora dos principais telejornais do SBT e atualmente CEO da AN Connect — sua empresa de consultoria de comunicação há quatro anos —, Analice traz sua vasta experiência para um novo desafio editorial: assinar uma coluna sobre comunicação estratégica no portal da revista GoWhere. Ela, que já ministra mentorias para empresários e profissionais de diversos setores, se diz extremamente satisfeita com os resultados visíveis alcançados por seus mentorados e clientes, tanto em suas relações profissionais quanto sociais. Esses resultados comprovam a eficácia de uma comunicação estratégica positiva e bem direcionada.
Segundo Analice, a nova coluna — além do espaço que já assina no Jornal de Brasília — é uma oportunidade de compartilhar ferramentas práticas e reflexões profundas sobre o papel transformador da comunicação em um mundo cada vez mais digital e acelerado.
O foco principal será explorar os diferentes aspectos da comunicação, não apenas para informar, mas também para inspirar e motivar o público. Além disso, a coluna de Analice Nicolau na GoWhere aborda estratégias que promovam o engajamento autêntico e a construção de relacionamentos sólidos e duradouros, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
"Vivemos em tempos de comunicação instantânea, mas muitas vezes superficial", comentou Analice. Por isso, ela pretende destacar a importância de uma abordagem mais intencional e estratégica. "A comunicação eficaz precisa ir além de uma simples troca de informações; ela deve ser uma ponte que cria empatia, constrói confiança e promove o entendimento, especialmente em tempos de polarização e distanciamento social", afirmou a jornalista.
"Esta oportunidade de compartilhar insights sobre Comunicação Estratégica Positiva é um marco importante em minha trajetória como jornalista e mentora", ressaltou a comunicadora, que é natural de Blumenau (SC). Para ela, a comunicação eficaz se tornou mais crucial do que nunca. A capacidade de transmitir mensagens de forma assertiva e positiva fortalece marcas e "personas", ao mesmo tempo que enriquece as interações diárias. "A comunicação é a ponte que conecta ideias, valores e pessoas, e quando feita de forma estratégica e positiva, tem o poder de transformar realidades", acrescentou.
Além das táticas tradicionais de comunicação, Analice promete que a coluna vai explorar novas abordagens. Ela pretende compartilhar histórias de sucesso, estudos de caso e experiências pessoais, ilustrando como a comunicação pode ser uma ferramenta de transformação social. "Quero ajudar as pessoas a perceberem que a comunicação não é apenas sobre o que dizemos, mas como dizemos e, principalmente, como fazemos as outras pessoas se sentirem", explicou.
Por: Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há mais de 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026).