Garotas Acompanhantes de GoiasDeusas do Luxo
Alesc 19/05 a 17/06

EXPOSIÇÃO DE ARTES INÉDITAS; FESTIVAL ESCOLAR DA CANÇÃO; GRUPO TEATRAL SIM PORQUE NÃO NA UBRO; BIG FEST 2025, entre outros

Por Paulo Festinha em 14/05/2025 às 16:39:48

NOVO HORÁRIO DE VISITAÇÃO

A Fundação Cultural BADESC amplia horário de visitação A partir do último final de semana de abril, o famoso casarão no Centro de Florianópolis volta a abrir aos sábados; duas exposições podem ser visitadas de graça. Localizada bem no Centro de Florianópolis, a Fundação Cultural BADESC, um dos espaços mais conceituados quando o assunto é arte contemporânea em Santa Catarina, lança um projeto que visa ampliar o horário de visitação para os próximos três meses. A partir do dia 26 de abril, o casarão será aberto também aos sábados, das 10h às 16h. De acordo com Denílson Antônio, coordenador de artes da Fundação, além de possibilitar um dia a mais de visitação, a proposta da abertura aos sábados tem relação com a realização de oficinas gratuitas. "Durante os próximos três meses, além de toda a programação que integra o calendário cultural da Fundação, vamos promover um projeto com a realização de oficinas gratuitas aos sábados. Serão atividades destinadas para públicos variados".

CICLO DE OFICINAS

De maio até o mês de outubro de 2025 a Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, promove o Ciclo de Oficinas 2025. Neste ano serão oferecidas oito oficinas, todas gratuitas, que vão abranger uma variedade de temas artísticos e criativos. Os encontros acontecem no casarão que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro da Capital de SC. De acordo com Denílson Antônio, coordenador de arte da Fundação, o ciclo de oficinas oferece uma série de encontros voltados para diferentes áreas artísticas, proporcionando aprendizado prático e teórico com profissionais experientes. "As atividades são gratuitas e abertas ao público, no entanto, as vagas são limitadas. E não é necessário conhecimento prévio para participar, apenas interesse e disposição para explorar novas expressões criativas", compartilha. Os participantes terão a oportunidade de explorar técnicas como aquarela, xilogravura, pintura contemporânea e grafitti, além de refletir sobre conceitos como o monstruoso na arte e a cultura do movimento. Também haverá espaços dedicados ao planejamento de carreira nas artes visuais e à criação de livros de artista, proporcionando uma experiência enriquecedora para artistas, estudantes e entusiastas da arte. Aquarela – abre o calendário. A primeira oficina será realizada nos dias 21 e 22 de maio. Ministrada pelo artista Nestor Jr., a oficina "Inventário das Águas: Oficina Criativa com Aquarela" busca instigar a criatividade dos participantes através da aquarela, explorando técnicas pictóricas e desenvolvendo um olhar artístico sobre elementos naturais encontrados nas imediações do espaço da oficina. As inscrições abrem na sexta, dia 9 de maio e os interessados devem acessar o @fundacaobadesc ou o site fundacaoculturalbadesc.com para preencher o formulário. Também nestes canais será possível acompanhar as datas de inscrições das demais oficinas.

EXPOSIÇÃO DE ARTES INÉDITAS

Tempo é inspiração para exposição de artes inédita em Florianópolis, "Ciclos e Linhas - o tempo como narrativa", apresenta trabalhos de Ângela Vielitz, Audrey Laus, Bernardete Wrublevski Aued e Miriam Porto; abertura será no dia 15 de maio na Fundação Hassis; entrada é gratuita Com o objetivo de apresentar um diálogo multifacetado sobre o tempo, a exposição "Ciclos e Linhas - o tempo como narrativa", abre na quinta-feira, dia 15 de maio, na Fundação Hassis, em Florianópolis. Com curadoria de Meg Tomio Roussenq, a mostra vai reunir obras inéditas das artistas Ângela Vielitz, Audrey Laus, Bernardete Wrublevski Aued e Miriam Porto. A entrada é gratuita e o evento de abertura começa a partir das 19h. De acordo com Meg, a mostra apresenta reflexões sobre memória, identidade e a complexa relação dos seres humanos com objetos materiais e imateriais. "Ao mesmo tempo, o processo expõe também características que escapam à identificação, aquilo que não guarda proximidade ou linearidade, compondo uma narrativa que reconhece tanto o pertencimento quanto a desconexão". A exposição, que é a primeira coletiva realizada com esse grupo de artistas, reúne um conjunto diversificado de técnicas e suportes artísticos que inclui pinturas em acrílico e aquarela, fotografias, colagens, instalações e objetos antigos. As obras, que foram criadas ao longo de seis meses, exploram a passagem e o impacto do tempo, convidando o público a reflexões profundas e poéticas.

FESTIVAL ESCOLAR DA CANÇÃO

O Festival Escolar da Canção, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, bateu recorde de inscrições e terá 655 participantes neste ano, dividido entre 413 cantores solo, 85 duplas 24 trios. No ano passado, quando aconteceu o primeiro evento, teve 373 inscrições, que foi considerado um grande sucesso de participantes. De acordo com os organizadores haverá três etapas regionais, sendo a primeira no dia 19 de maio, reunindo participantes do Centro e do Continente no Teatro Menino Jesus. As demais etapas ocorrerão no dia 2 de junho, com concorrentes do Leste e Sul da Ilha, na Afessc – Associação dos Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina, no Campeche, e no dia 16 de junho no Teatro Dionísio, nos Ingleses, para os participantes do Norte da Ilha.

O SECESSO DE VOLTA

A exposição internacional que impressionou a capital dos catarinenses em 2024, está de volta a Florianópolis. Human Bodies – Maravilhas do corpo Humano, vista por mais de 40 milhões de pessoas em diferentes Países do mundo, traz os mistérios da anatomia que sempre provocaram a curiosidade dos seres humanos. A exposição retorna a nossa cidade no dia 20 deste mês, no Beiramar Shopping, com inúmeras inovações em seu acervo, proporcionando uma nova experiência ao ver um corpo humano verdadeiro, disposto de forma bonita e educativa.

GRUPO TEATRAL SIM PORQUE NÃO NA UBRO

O Grupo Teatral Sim... Por Que Não?!!! encerra temporada de "Ella" no Teatro da Ubro. Últimas apresentações do espetáculo inédito acontecem de 15 a 18 de maio, depois a peça vai ser levada para outras cidades de SC. A temporada de "Ella" no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) foi um verdadeiro sucesso, conquistando o público com sua intensidade e profundidade. As primeiras apresentações no Teatro da Ubro também receberam elogios, consolidando a força desse espetáculo inédito e envolvente. Agora, o Grupo Teatral Sim... Por Que Não?!!! se prepara para as últimas sessões no Teatro da Ubro, em Florianópolis. Escrita por Herbert Achternbusch e dirigida por Vicente Mahfouz, "Ella" traz uma interpretação impactante dos atores Berna Sant'Anna e Nazareno Pereira. A peça oferece uma experiência sensorial única, explorando temas como memória, identidade e resistência, em um cenário simbólico e inquietante. A despedida na Ubro promete manter o nível das apresentações anteriores, reafirmando o sucesso da temporada e deixando sua marca no teatro catarinense. Os ingressos, a partir de R$25, para os dias 15, 16 e 17 de maio, às 20h, e no dia 18 de maio, às 18h, estão disponíveis no site do Sympla (sympla.com.br/produtor/teatrosimporquenao)

BIG FEST 2025

Começa no dia 14 e vai até o dia 17 de maio, a Big Fest 2025, com grandes atrações locais e nacionais para comemorar os 192 anos de Biguaçu. No CTG Sela de Prata, o público terá, além dos shows, uma programação de gastronomia típica, Parque de diversões e muitas atividades culturais e recreativas. Entre as atrações estão; Camerata Florianópolis, Gian e Giovani, Armandinho, Fernando e Sorocaba, Atitude 67 e Eli Soares. No último dia da Festa (17), será cantado os parabéns pra você, é quando o município completa 192 anos.

BRDE