EXPOSIÇÃO
A exposição "Tem paixão e calvário à beça até encontrarem a cura", da artista Joana Goulart, convida os visitantes a refletir sobre desejo, identidade e os desafios das dissidências de gênero na sociedade e na arte contemporânea. Apresentada pela primeira vez na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, a mostra abre na quinta-feira, dia 5 de junho, a partir das 19h. A entrada é gratuita. Composta por 12 obras, a mostra vai reunir uma diversidade de materialidades, como performances e seus registros em vídeo e fotografia, trabalhos em texto, serigrafias, bordados, pinturas e objetos instalativos. A Fundação Cultural BADESC, que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, abre de segunda a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, até 26 de julho, das 10h às 16h. A visitação de "Tem paixão e calvário à beça até encontrarem a cura" poderá ser feita até 24 de julho de 2025.
OFICINA GRATUITA
Com o objetivo de provocar reflexões sobre o conceito de monstruoso nas artes visuais, a artista Adriana M. dos Santos ministra a oficina "A Propósito do monstruoso na Arte", na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. As inscrições para a atividade, que integra o Ciclo de Oficinas 2025, estão abertas desde último dia 30 de maio, e as vagas são limitadas. Podem participar do encontro maiores de 16 anos e não é necessário conhecimento prévio. A oficina será realizada em três encontros nos dias 23, 25 e 27 de junho, sempre das 14h às 18h, e as inscrições devem ser feitas no formulário disponível no site fundacaoculturalbadesc.
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA NA ALESC
Ficarão expostos até dia 27 de desse mês, a conexão cultural prêmio universitário de fotografia Udesc 2024. Os 20 trabalhos selecionados revelam encontros entre tradições, identidades e territórios. Por meio dos olhares sensíveis dos estudantes da UDESC, surgem narrativas visuais que celebram a diversidade e o pertencimento, aproximando passado e presente, ancestralidade e contemporaneidade. Cada obra exposta é acompanhada por um breve texto de autoria do próprio fotógrafo ou fotógrafa, oferecendo ao público uma dimensão adicional sobre os sentidos e contextos que atravessam as imagens. A iniciativa é da Coordenadoria de Cultura - CCULT, vinculada à Pró-reitora de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC - PROEX, e tem como objetivo valorizar a fotografia como meio de expressão artística e ferramenta de reflexão sobre as múltiplas realidades culturais que compõem nossa sociedade.
7ª FEIRA DO QUEIJO
A tradicional Feira do Queijo de Florianópolis chega na sétima edição. Entre os dias 6 e 8 de junho o MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, recebe 18 marcas catarinenses e nacionais. A entrada é gratuita. Em Santa Catarina a tradição queijeira atravessa gerações. Por décadas, o ato de fazer queijo foi um saber passado de pais para filhos e que é mantido até hoje nas fazendas como parte da cultura e do sustento familiar. O estado catarinense que conta com 50 queijarias artesanais, muitas delas estarão presente na feira. Durante a Feira, o público poderá degustar queijos premiados, feitos com leite de vaca, cabra, ovelha e búfala, e ainda conhecer os produtores e mergulhar nas histórias por trás de cada produto. "A cada edição buscamos apresentar novas marcas, novas histórias e produtos para quem visita a feira. Nesta edição, 18 marcas, sendo 12 de SC e outras oriundas dos estados do Paraná e Minas Gerais, estarão presentes", destaca Pascoal.
13ª BIENAL DO TANGO
Florianópolis se transforma em um salão portenho com a realização do 13ª Bienal de Tango, de 4 á 8 de junho, um dos principais eventos do gênero no país. A programação celebra a cultura do tango por meio de aulas, bailes, apresentação artísticas e experiências gastronômicas, reunindo nomes de destaque do cenário internacional e participantes de diferentes países. Com atividades voltadas a públicos diversos, a Bienal inclui desde atrações gratuitas até um espetáculo internacional no Teatro Ademir Rosa, no CIC. E o povo vai curtir e se divertir com um baile ao som de orquestra ao vivo.
PRÊMIO FRITZ MÜLLER
As inscrições para o 25º Prêmio Fritz Müller seguem abertas até o dia 30 desse mês, e podem ser feitas no site do IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Pelo ima.scgov.br podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, Instituto e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no Estado. o Prêmio Fritz Muller é promovido pelo governo do Estado com o objetivo de reconhecer empresas e organizações que desenvolvem projetos e iniciativas que vão além da legalização ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável.
A ARTE NO LARGO DA ALFÂNDIGA
O Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, será o cenário para uma exposição de arte contemporânea, que sugerem uma reflexão sobre escuta ativa. A inspiração da artista Ruchita, que assina a obra, partiu de um questionamento: como nós comunicamos quando as palavras não são suficientes? A mostra fica em cartaz de 4 á 14 desse mês, das 10 às 18hs, com entrada grátis.