RG Pet CMF

1º PAQCON Meet Up reuniu jovens da periferia com empresas de tecnologia

Conferência do projeto Prototipando a Quebrada foi realizado no espaço híbrido do Impact Hub na ACATE

Por Administrador em 04/06/2021 às 18:35:02
Foto - Ângela Reck

Foto - Ângela Reck

O mundo digital está cada vez mais presente no mundo dos jovens, seja na hora dos estudos ou no planejamento do futuro, como o surgimento de novos mercados de trabalho e profissões antes inexistentes.

O Prototipando a Quebrada - PAQ é um hub de transformação e impacto social que existe desde 2018 na Grande Florianópolis e que atua no empoderamento da juventude periférica por meio da educação tecnológica.

Na última terça-feira, 02, aconteceu no espaço híbrido do Impact Hub da ACATE o 1º PAQCON Meet Up - Juventude, Periferia & Tecnologia, evento virtual para conectar os jovens com as empresas de tecnologia da região e para ressaltar a importância do investimento na formação tecnológica, em um processo que tem consequência direta na transformação pessoal e coletiva da sociedade.

De acordo com Jefferson Lima, fundador do PAQ, mais de 80 participantes entre educandos e profissionais de empresas de tecnologia se conectaram ao evento.

"Nos fortalecemos muito neste período de pandemia, e o evento veio para tentarmos resolver um problema que é o acesso de jovens super capacitados no mercado de trabalho. Foi muito emocionante ver essa conexão e a possibilidade de muitas portas se abrindo. Eu também vim da periferia e saber que eles não vão precisar trilhar o caminho cheio de pedras que eu trilhei é muito gratificante", destaca Lima.

O evento proporcionou uma conversa entre os jovens e os profissionais de Recursos Humanos de diversas empresas da área de tecnologia, que puderam apresentar este universo e dar oportunidade aos adolescentes de conhecer e ingressar no ramo.

Entre os convidados estavam Moacir Marafon, Co-fundador da Softplan Planejamento de Sistemas e Vice-presidente de talentos da ACATE, Fernanda Quadros, Presidente da ABRH Florianópolis e Edu Lyra, Fundador e CEO da Ong Gerando Falcões. O brilho nos olhos e as falas com desenvoltura sobre o tema das educandas adolescentes Amanda Santos e Nicoly Mangieri, também foram destaque neste dia de grandes oportunidades.

O evento contou com o apoio da Infoview e Impact Hub Floripa e foi patrocinado pela Únilos Cooperativa de Crédito da Grande Florianópolis, que abraçou este HUB de Transformação Social, que valoriza a comunidade por meio da educação e vai ao encontro dos seus princípios cooperativistas. Em 2021, a Únilos está engajada em uma série de movimentos sociais e ambientais que impactam a sociedade.

"Temos um compromisso de apoiar projetos na região que valorizem a nossa comunidade, principalmente em ações relacionadas à educação, seja ela financeira ou profissional. E que elas trabalhem o protagonismo de cada indivíduo, para que a pessoa em situação de risco social possa desenvolver suas habilidades e melhorar a sua qualidade de vida e da sua família", destaca André Goulart, Coordenador de Relacionamento com o Cooperado Únilos.

Sobre o PAQ.

O Prototipando a Quebrada existe desde 2018 com o objetivo de ser um projeto de empoderamento da juventude periférica da Grande Florianópolis por meio do ensino tecnológico. Foram mais 500 famílias impactadas e o número só cresce.

Sobre a Únilos

Com 23 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito Únilos iniciou 2021 com mais de 16 mil cooperados, em suas oito unidades de atendimento, nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. As ações sociais fazem parte da rotina da Únilos dentro das estratégias de relacionamento com os cooperados em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.




Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec