RG Pet CMF

Mais de 300 pessoas em situação de rua já receberam encaminhamento em São José

Por Administrador em 28/06/2021 às 11:43:28
Fotos/Bruno Grah

Fotos/Bruno Grah

A Prefeitura Municipal de São José, por meio da secretaria de Assistência Social fornece atendimento à população de rua através de abordagem social ou busca espontânea aos serviços do Centro POP. Entre os serviços ofertados pelo Centro POP há a disponibilização de espaço para higiene pessoal, alimentação, guarda de pertences, kit higiene e encaminhamento à rede de assistência social do município, disponibilizando tratamento de saúde, ingresso em comunidade terapêutica, reinserção ao mercado de trabalho, oficina de revitalização com palets, reconstrução de projeto de vida e passagem terrestre para retorno à sua cidade de origem. O município conta ainda com o serviço de duas casas de acolhimento e duas casas de passagem.

Apenas em 2021, no período de 1º de janeiro a 22 de junho, a secretaria de Assistência Social já realizou mais de 9 mil atendimentos a pessoas em situação de rua, ressaltando que esse número não equivale ao número de pessoas, pois cada PSR recebe mais de um tipo de atendimento. Segundo o Secretário de Assistência Social, Lédio Coelho, "conforme cadastramento do Centro POP e serviço de abordagem, São José tem aproximadamente 291 pessoas em situação de rua atualmente. Muitos usuários não permanecem em São José, apenas fazem o trânsito para municípios vizinhos".

Do total de atendidos, 324 foram encaminhados conforme abaixo:

64 – passagens terrestres para retorno a cidade de origem

29 – Reinserções no mercado de trabalho

95 – Alocações em comunidades terapêuticas

136 – Encaminhamentos para casas de acolhimento

O Centro POP é a porta de entrada para os usuários. No local, os assistidos são encaminhados para a rede socioassistencial. De acordo com o Prefeito Orvino Coelho de Ávila, "desde o início do governo as ações foram intensificadas com o objetivo de aperfeiçoar a execução da Política Municipal de Assistência Social, implementando um fluxo integrado entre as secretarias, promovendo a reinserção familiar, no mercado de trabalho e novos acolhimentos em abrigos para as pessoas em situação de rua".

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec