SEM I

Empresas Randon estabelecem metas para contribuir com a conservação do meio ambiente

Por Administrador em 03/09/2021 às 13:46:26

As Empresas Randon estabeleceram metas importantes para contribuir com a preservação do meio ambiente. Para 2025, a gigante brasileira pretende zerar a disposição de resíduos em aterros industriais e o lançamento de efluentes, e até 2030, diminuir em 40% a emissão de gases de efeito estufa, além do desenvolvimento de ações com base em economia circular.

Durante o BW Works Ambição ESG Empresas Randon, promovido pelo Movimento BW, iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), no dia 2 de setembro, o diretor de Excelência Operacional e Tecnologia Industrial das Empresas Randon, Bernardo Bregoli Soares, explicou que o compromisso com o meio ambiente é um dos cinco pilares desenvolvidos pela companhia no aspecto ESG. Os demais pilares são a condução ética e responsável, a excelência e segurança como um valor, a prosperidade para todos, e inovação sustentável. Cada um dos pilares conversa com o Pacto Global, no qual a companhia é signatária.

Na área de gestão ambiental, as Empresas Randon já investiram R$ 8,6 milhões, com resultados expressivos, como por exemplo, a ampliação do reuso de água para 58,8%; a recuperação de 1,5 tonelada de materiais com logística reversa; a reciclagem de 65,4% dos resíduos gerados na operação; o uso de materiais provenientes da reciclagem de 37%; e a destinação sustentável de 77% dos resíduos. "Possuímos empresas próprias de fundição, o que significa que toda sucata metálica retorna ao processo produtivo, fechando o ciclo das operações", pontuou Soares, que acrescentou que existem projetos para autoprodução de energia, compra de energia renovável e aumento da eficiência produtiva por meio da otimização de processos de aquecimento industrial.

A atração e retenção de talentos, desenvolvimento, diversidade e inclusão dentro das Empresas Randon, e as relações de valor com seus fornecedores e comunidade são foco do pilar prosperidade para todos. Uma das metas é duplicar até 2025 o percentual de lideranças femininas, que estava em 11% em 2020. A companhia investiu R$ 7,7 milhões, no ano passado, em programas voltados ao desenvolvimento social das comunidades onde atua.

Em termos de inovação, estão elencados o apoio ao intraempreendedorismo e as parcerias estratégias, e o reforço às premissas de projetos de P&D. Segundo Soares, as Empresas Randon fomentam a inovação de maneira organizacional, conectando as diversas instâncias da operação. "Trabalhamos na evolução constante de produtos, emplacando as melhores soluções no mercado", disse. Em 2021, na área de mobilidade sustentável, há 23 projetos em andamento.

No caso da governança corporativa, o objetivo é potencializar o desenvolvimento sustentável do negócio, com a adoção de compromissos institucionais e melhores práticas da gestão da sustentabilidade, ética e governança corporativa, mantendo a transparência e prestação de contas a todos os stakeholders. Por fim, o pilar sobre excelência e segurança como um valor tem o objetivo de zerar acidentes graves, garantir a segurança da informação e consolidar indicadores-chave sobre o tema qualidade e excelência.

O BW Works Ambição ESG Empresas Randon está disponível no site oficial do Movimento BW.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec