SEM I

Prefeitura de São José divulga balanço dos serviços de modernização da iluminação pública executados em 2021

Além da conclusão das obras no Kobrasol, de janeiro a agosto foram realizadas melhorias em outros 21 bairros do município

Por Administrador em 17/09/2021 às 16:08:10
Foto/Adriano Amaro da Silva

Foto/Adriano Amaro da Silva

A população de São José certamente conta com uma cidade mais iluminada e segura. É o que mostra o balanço divulgado pela administração municipal, destacando os resultados positivos do trabalho de modernização e manutenção da iluminação pública nos primeiros oito meses do ano. Ao longo do período foram realizadas 119 obras em 22 bairros, nas quais foram instaladas 699 luminárias contendo tecnologia Led e 184 luminárias contendo lâmpada multivapor metálica, totalizando 883 luminárias.

Com a conclusão do pacote de obras previsto para este ano no Kobrasol, que teve início no mês de junho, o bairro que é um dos mais importantes do município agora tem 100% de cobertura da sua rede de iluminação equipado com tecnologia LED. São 59 ruas contempladas, incluindo 19 vias modernizadas em anos anteriores. O levantamento feito pelo consórcio SQE Luz – formado pelas empresas ENGIE e QUANTUM Engenharia – aponta que São José já conta com aproximadamente 5.500 luminárias LED instaladas, o que equivale a 21,45% do total do parque de iluminação pública.

O gerente da SQE LUZ, Murilo Martins, reconhece que os avanços obtidos até agora no processo de modernização do sistema já proporcionaram benefícios importantes para a população. É o caso das obras realizadas por meio do Programa Corredores, que promoveu melhorias na iluminação de vias estratégicas localizadas em alguns bairros. E destaca as vantagens que os investimentos em iluminação pública representam tanto para os cidadãos quanto para a administração municipal.

"A tecnologia LED é mais durável e representa uma economia de até 50% de energia em relação às lâmpadas substituídas, contribuindo para um sistema sustentável e gerando economia aos cofres públicos. Para a população, a emissão de luz branca e a qualidade do índice de reprodução de cor garantem melhor percepção visual, o que de fato traz mais conforto e segurança para a comunidade", explica.


Quase sete mil atendimentos de manutenção

Pela maior durabilidade que a tecnologia proporciona, a modernização do parque de iluminação com lâmpadas de LED contribui de forma significativa para o bom funcionamento do sistema, mas não é o suficiente. Para manter um baixo índice de falhas, que é um dos indicadores da eficiência da rede, outra questão fundamental diz respeito ao planejamento de manutenção. Martins explica que para manter o índice de falhas abaixo de 2% - limite considerado satisfatório – é imprescindível desenvolver um trabalho diário de rondas planejadas, aliado aos canais eficientes de interação com o público.

Até o mês de agosto foram realizados 6.834 atendimentos, sendo que 5.489 foram identificados e concluídos pelas equipes que desempenham o trabalho de rondas permanentes. Outros 1.345 registros foram efetuados pela população, por meio dos canais de teleatendimento, que envolve o site da SQE Luz, um aplicativo para celular e telefone 0800. "Embora seja considerado o percentual de 2% como limite aceito para o índice de falhas no sistema, nosso compromisso é de manter esse resultado sempre abaixo de 1%. No mês de maio, por exemplo, conseguimos segurar esse indicador em apenas 0,48%", revela Martins, que é responsável pela condução dos trabalhos da SQE Luz em São José.


Sob novo comando

A Quantum Engenharia venceu a licitação da Prefeitura de São José em setembro e assumiu a operação do parque de iluminação pública da cidade. Com isso, as novas equipes já estão nas ruas trabalhando na manutenção dos pontos de luz apagados para que não que o serviço não sofra descontinuidade.

Entre os itens previstos no contrato estão a implantação do telemonitoramento e a troca das atuais lâmpadas de descarga pelas com tecnologia LED, o que proporciona maior nitidez no ambiente noturno, economia de até 60% e não agride o meio ambiente.





Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec