RG Pet CMF

Dia da árvore: Floram planta mais de 3 mil árvores nativas por ano através de projetos de gestão ambiental

As ações são feitas em parques urbanos, unidades de conservação, escolas, centros de saúde e em locais públicos de toda Florianópolis.

Por Administrador em 21/09/2021 às 14:07:43
Plantio de pitangueira no Parque Municipal do Córrego Grande Fotos: Marcos Albuquerque/PMF

Plantio de pitangueira no Parque Municipal do Córrego Grande Fotos: Marcos Albuquerque/PMF

As árvores nativas são patrimônio natural de Florianópolis. Elas fazem parte da história e das origens da Ilha. Pensando nisso, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Floram, desenvolve projetos como o Árvores Nativas de Floripa e Abraçando Árvores que cultivam e recuperam a flora regional, preservando a memória de Florianópolis.

Através de pesquisas desenvolvidas pela Floram, foi constatado que 90% das árvores plantadas na região central de Florianópolis são de espécies exóticas que foram trazidas de outros locais do mundo. Assim o Projeto Árvores Nativas de Floripa nasceu em 2016, com o objetivo de preservar as árvores regionais e dar continuidade ao patrimônio genético vegetal. Através desse projeto, são passadas orientações sobre as árvores de plantio apropriadas para ruas, parques, praças e outras áreas verdes da cidade. Além de iniciar o uso, de forma experimental, de espécies nativas pouco comuns no ambiente urbano na arborização das calçadas, como a pitangueira, a carobinha e o araçazeiro .

São cerca de 50 espécies nativas selecionadas pela Floram para o plantio, e elas podem ser cultivadas pela população em casas e em áreas públicas. A Prefeitura de Florianópolis disponibiliza orientações para plantio de árvores em áreas verdes públicas, como explica a Engenheira Agrônoma da Floram, Carolina Amorim "Nós fizemos um estudo sobre as árvores nativas que melhor se adaptam à área urbana, e indicamos para as pessoas que tem interesse em plantar uma árvore em um local privado ou público. Para plantar nas vias públicas é essencial que o cidadão entre em contato com a Floram para darmos as orientações e a autorização."

Mas antes de plantar as árvores, é importante conhecê-las. E foi pensando em valorizar esse conhecimento que o Projeto Abraçando Árvores surgiu. Ele foi criado pela equipe de Educação Ambiental da Floram em 2021 e oferece capacitação para alunos, professores e toda a comunidade sobre espécies de árvores nativas. Os educadores ambientais da Floram ensinam as características de cada árvore, método de plantio, sua utilidade no passado e no presente além de conhecimentos populares sobre essas plantas. Uma das árvores citadas pelos educadores é o Guarapuvu, que é símbolo da Ilha .

Através do Projeto são atendidos grupos no Parque Municipal do Córrego Grande, Parque Natural Municipal do Morro da Cruz, Parque Municipal da Lagoa do Peri e Parque Natural Municipal Lagoa Pequena onde recebem as aulas e podem plantar uma árvore junto com os educadores da Floram. "É importante a gente falar constantemente para as crianças e para toda a comunidade sobre a importância da nossa flora e não apenas no dia da árvore. Essas árvores são as raízes da Ilha que estão, e precisam continuar sendo preservadas." ressalta a pedagoga e educadora ambiental da Floram, Maria Aparecida Cabral de Sá


Contato dos projetos:

A Floram fornece as aulas de educação ambiental no Parque do Córrego Grande para grupos acima de 15 pessoas através de agendamento prévio pelo telefone (48)3338-0021 ou pelo e-mail [email protected].

Para saber sobre as 50 espécies de árvores nativas do Projeto Árvores Nativas de Floripa acesse o site: https://www.arvoresdefloripa.com.br/


Para plantio em áreas públicas entre em contato com o Departamento de Gestão Ambiental pelo telefone (48) 3225-0322 ou pelo e-mail [email protected].




Foto da árvore Guarapuvu - Foto: Divulgação/PMF



Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec