SEM I

Polícia Militar Ambiental em Lages é o 1º quartel carbono zero do país

Por Administrador em 23/09/2021 às 15:35:00
Foto/PMSC

Foto/PMSC

A Polícia Militar Ambiental (PMA) recebeu na manhã desta terça-feira, 21, a certificação Carbono Zero. Desta forma, se tornou o 1º quartel Carbono Zero do país, e a 1ª unidade de Polícia Militar de Santa Catarina com tal certificação.

Dentro de alguns projetos que a 1ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental vem realizando com o objetivo de transformar o quartel em um ambiente de aprendizado e educação ambiental, além de adotar práticas sustentáveis buscando fazer a sua parte e inspirar outros órgãos nessa linha, a PMA firmou uma parceria com a organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) Projeto de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica (PRIMA) – Mata Atlântica e Sustentabilidade (sediada em Niterói, Rio de Janeiro - https://www.prima.org.br/) e aplicou a metodologia "baixo carbono".

Essa metodologia consiste em: realizar o levantamento dos itens de emissão da unidade; realizar o cálculo técnico das emissões de carbono por plataformas internacionais; na sensibilização por meio de palestras para o efetivo; e no plantio de mudas de árvores nativas na área do quartel para a devida compensação por meio do processo fotossintético.

Nesse sentido, foram plantadas mais de 118 arvores nativas dentro da área do quartel da PMA em Lages, sendo suficiente para compensar 23,55 ton CO2 eq, culminando com o recebimento da certificação "selo prima consciência climática" que registra uma ação concreta de enfrentamento da crise climática, dando um exemplo de educação para a sustentabilidade.

Destaque-se que a área em que foram plantadas as arvores foi preparada para se tornar um bosque, no qual, com apoio do Ministério Público de Santa Catarina, será construída uma trilha ecológica pela qual as escolas e visitantes do quartel receberão conhecimentos acerca da flora do nosso estado.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec