Ondrepsb
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4

Após campanha de prevenção, estelionato tem queda de 28% na média móvel

Segundo dados da Diretoria de Inteligência e Estatística (DINI), 97% desses crimes não teriam ocorrido se a vítima tivesse algum conhecimento sobre os golpes

Por Administrador em 08/10/2021 às 13:51:01

A campanha de preven√ß√£o ao crime de estelionato, lan√ßada pelo Governo do Estado em 18 de agosto, contribuiu para uma redu√ß√£o de 28% no número de casos registrados diariamente. A média de sete dias, quando do lan√ßamento da campanha "Desconfie sempre, n√£o caia em golpes", era de 187 casos; em 30 de setembro, esse número caiu para 135. A incid√™ncia de golpes virtuais tinha registrado aumento de 85% com o isolamento social, em decorr√™ncia da pandemia.

Os dados s√£o analisados todas as semanas pelo Colegiado Superior de Seguran√ßa Pública e Perícia Oficial de SC e, para esse crime, segundo pesquisa da Diretoria de Intelig√™ncia e Estatística (DINI) da Secretaria de Seguran√ßa Pública, 97% deles n√£o teriam ocorrido se a potenial vítima tivesse algum conhecimento sobre os golpes. "Vamos continuar monitorando os números e, caso seja necess√°rio agirmos com outras a√ß√Ķes, assim faremos", afirmou o presidente do Colegiado, Coronel BM Charles Alexandre Vieira.

De acordo com levantamento feito pela DINI, os golpes mais recorrentes em Santa Catarina continuam sendo: clonagem do WhatsApp, anúncio de compra e venda de veículos, duplica√ß√£o de perfil de WhatsApp, compras pela internet de maneira geral, falso empréstimo, clonagem de cart√£o e anúncio de imóveis. No site da Polícia Civil, a popula√ß√£o tem acesso à cartilha informativa contendo os principais golpes realizados no estado, dicas de como se prevenir de cada um deles e orienta√ß√Ķes de como agir, caso a pessoa j√° tenha sido vítima.

Polícia Civil prende quadrilha que praticava o golpe do intermedi√°rio

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, no decorrer desta semana, quatro mandados de pris√£o tempor√°ria na cidade de Cuiab√°, no Mato Grosso. Em investiga√ß√£o da PC/SC, ficou demonstrado que uma quadrilha especializada no 'golpe do intermedi√°rio', sediada na cidade de Cuiab√°/MT e V√°rzea Grande/MT, teria cometido crime de estelionato (virtual) contra duas vítimas, em Florianópolis, ocasionando prejuízos financeiros em torno de R$ 70 mil.

Neste tipo de delito, geralmente praticado através de um site, os fraudadores utilizam anúncios de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos. O objetivo do golpe é clonar anúncios reais e receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo. Os suspeitos identificados responder√£o pelos crimes de estelionato, associa√ß√£o criminosa e lavagem de dinheiro.

Comunicar erro
Galego Bar e Restaurante

Coment√°rios

Orsitec