SEM I

Professor da rede municipal da Capital lança livro sobre canto feminino de negras lavadeiras

Rodrigo Cantos tambĂ©m aborda cacumbi, samba, umbanda, catolicismo, pagode e hip-hop em "A MĂșsica do Morro das Mulheres"

Por Administrador em 13/10/2021 às 14:22:29

"O livro "A Música do Morro das Mulheres" foi lançado pelo professor da rede municipal de ensino da Capital Rodrigo Cantos. A obra aborda a manifestação musical das mulheres negras da comunidade do Monte Serrat, na região central de Florianópolis. O autor fez um levantamento que remete ao início do século XX, com destaque para o canto das lavadeiras, o cacumbi e o terno de reis. Passa pelas manifestações mais estabelecidas e duradouras, como samba, umbanda e catolicismo e chega até as novas tendĂȘncias propostas pela juventude como, o pagode e o hip-hop.

Rodrigo Cantos atualmente é assessor pedagógico no órgão central da Secretaria Municipal de Educação. Por meio das falas das moradoras – recolhidas por meio de entrevistas e conversas informais –, a pesquisa dele buscou compreender seus saberes, seus conhecimentos, suas histórias e opiniões.

O estudo se orienta pela perspectiva das relações de gĂȘnero, procurando perceber como as mulheres participam das atividades musicais, e como as relações de gĂȘnero – instituídas de poder, prestígio, hierarquia e discriminações – afetam, modelam e estruturam o discurso e o fazer musical dos moradores e moradoras daquela comunidade.

O livro estĂĄ disponível tanto no formato e-book como no modo impresso, pela Amazon Edições. A obra é resultado do trabalho de conclusão de curso de Rodrigo em Licenciatura em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina. Logo que se formou, em 2008, o autor tentou publicar o trabalho, mas, como afirma, a vida o levou a outros rumos. "O projeto de publicação ficou arquivado por alguns anos", diz.


Chiquinha Gonzaga, cultura afro-brasileira

Rodrigo concluiu o doutorado em Antropologia Social na UFSC em 2018, quando investigou sobre a maestrina brasileira Chiquinha Gonzaga. Lançou seu primeiro livro em 2017, "MPB no feminino: notas sobre relações de gĂȘnero na música brasileira", pela editora Appris.

Em 2008 recebeu o 3Âș PrĂȘmio Construindo a Igualdade de GĂȘnero pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Em 2012, ganhou o II PrĂȘmio Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-brasileira pela Fundação Palmares por sua dissertação de mestrado. No ano de 2014 foi um dos agraciados com o PrĂȘmio Professor Nota 10 da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.



Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec