SEM I

Dia Nacional da Inovação (19/10): conheça tecnologias catarinenses que ganharam o mundo

Com o impulso das conexões remotas causado pela pandemia e alta do dólar, a competitividade das soluções brasileiras aumentou no cenário internacional.

Por Administrador em 15/10/2021 às 13:27:55
Foto/Divulgacão

Foto/Divulgacão

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, é natural que a oferta e a demanda de soluções tecnológicas se intensifique para além dos grandes centros como Estados Unidos, China e Israel. A pulverização do segmento é muito positiva para países que ainda buscam seu espaço na corrida tecnológica global, como o Brasil. De acordo com o Índice Global de Inovação 2020, o país subiu quatro posições no ranking mundial de inovação em relação ao ano anterior, passando da 66ª para a 62ª posição entre 131 nações. Um ponto alto brasileiro é possuir uma intensidade de Pesquisa e Desenvolvimento comparável a algumas economias europeias como Portugal e Espanha — junto de México e Argentina, ele é um dos poucos países da América Latina com empresas globais de P&D.

Com a pandemia, a expectativa é de que esse nível de inovação se torne ainda maior, considerando inclusive um aumento considerável na exportação de tecnologia brasileira. Segundo Guilherme Coan Hobold, diretor do Grupo Temático de Internacionalização da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), esse momento acelerou e tornou mais barata a conexão com mercados internacionais — como não era possível fazer viagens e visitas presenciais, os times locais perderam relevância e as questões passaram a ser resolvidas de forma remota, o que facilitou operações. Além disso, a alta do dólar impulsionou a competitividade das soluções brasileiras globalmente.

Neste Dia Nacional da Inovação, celebrado em 19 de outubro, conheça quatro tecnologias catarinenses que ganharam o mercado internacional e estão fortalecendo a presença da inovação brasileira no exterior e contribuindo com os negócios do estado e do país:


Inovação brasileira na agricultura global

Potência agrícola mundial, o Brasil também se destaca na produção de tecnologias para otimização das operações do campo. Não à toa, uma startup nacional do setor chamou a atenção e foi comprada por uma multinacional, dando origem à divisão de Agricultura da Hexagon. Com sede e fábrica em Florianópolis (SC), a empresa produz soluções que auxiliam o agronegócio de todo o mundo — 30 mil máquinas utilizam suas tecnologias em 36 países. "Nossa principal estratégia internacional é com distribuidores. Temos parceiros na África do Sul, Cazaquistão, Austrália, Tailândia, Japão e diversos países da América Latina e da Europa", explica o presidente da divisão, Bernardo de Castro. Exemplos são a marca argentina de produtos agrícolas ControlAgro, que revende o piloto automático e outras soluções de precisão, e a distribuidora ucraniana Frendt, que trabalha com a automação de máquinas da Hexagon.


Inovação nas relações entre indústria e varejo

Com soluções presentes em mais de 20 países, a retail tech Involves está colhendo os primeiros frutos de sua estratégia de internacionalização. A empresa, que atende clientes como Unilever, L'Oréal, Kraft Heinz, Danone, Red Bull, Seara, Fini e 3 Corações, começou pelo México seu processo de expansão internacional. A filial foi aberta em abril de 2019 e já tem resultados bastante positivos: a empresa já quadruplicou as receitas que tinha com clientes no país desde então. Atualmente, o mercado mexicano representa mais de 40% do faturamento internacional da Involves, sendo o segundo mais relevante para a empresa, atrás apenas do brasileiro. "Apesar das diferentes culturas, os desafios da conexão entre indústria e varejo são muito semelhantes e as nossas soluções são focadas em resolver esses problemas de forma ágil e prática", explica o CEO da Involves, André Krummenauer.


Tecnologia pioneira no setor elétrico

Duas décadas após se tornar precursora mundial de controladores integrados de tensão e velocidade no setor de energia, a multinacional REIVAX mantém o desenvolvimento da tecnologia em Florianópolis (SC), mas cerca de 50% do seu volume de faturamento (R$ 63 milhões em 2020) é centralizado no mercado externo, onde controla cerca 170 GW de energia. A empresa exporta para mais de 45 países e mantém filiais no Canadá e Suíça, que ajudam a ampliar os negócios da companhia nos mercados estratégicos da América do Norte, Europa e Ásia. Para Fernando Amorim da Silveira, CEO da REIVAX, a multiplicação dos negócios e alta da competitividade em âmbito internacional trazem perspectivas de crescimento de market share e de receita nos próximos anos.


Software de simulação de partículas 3D é distribuído mundialmente

Criado pela ESSS — multinacional focada em simulação computacional — no Brasil, o Rocky DEM é um poderoso software de simulação de partículas que conseguiu ganhar mercado mundialmente. Ele permite analisar problemas complexos por uma nova perspectiva, como a dinâmica de partículas associada a soluções de simulação multifísicas. O Rocky DEM proporciona aos engenheiros a capacidade de realizar análises acopladas de simulação de partículas juntamente com outras físicas, como estruturais e fluidos. Capaz de simular com rapidez e precisão o comportamento do fluxo de materiais a granel, a solução engloba formas de partículas complexas e distribuições de tamanho, para aplicações típicas aos mais variados segmentos da indústria.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec