SEM I

Prefeitura de Florianópolis apoia XXVII etapa do Projeto Limpeza dos Mares

Evento acontece neste sábado (16) na praia de Canasvieiras e na Ilha do Francês

Por Administrador em 15/10/2021 às 13:46:59
Etapa do Projeto Limpeza dos Mares ocorrida em Florianópolis, em 2019, na Lagoa da Conceição

Etapa do Projeto Limpeza dos Mares ocorrida em Florianópolis, em 2019, na Lagoa da Conceição

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, vai apoiar a XXVII etapa do Projeto Limpeza dos Mares que vai acontecer no próximo sábado (16), na praia de Canasvieiras e na Ilha do Francês, a partir das 8h30. Realizado desde 2014 pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa, o evento contabiliza oito temporadas e 26 etapas, tendo recolhido mais de 113,2 toneladas de resíduos do fundo das águas, praias e costões do litoral catarinense.

É a primeira vez que a Capital sedia uma etapa neste ano de 2021 e o apoio da Prefeitura envolve diretamente a Superintendência de Limpeza Urbana, a Comcap e Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura. A última etapa do Projeto Limpeza dos Mares em Florianópolis ocorreu no ano passado, na Lagoa da Conceição.

Com a iniciativa que foca em pontos de grande concentração de lanchas de passeio, barcos pesqueiros e praias, a ACATMAR une poder público, voluntários e amantes da atividade náutica. Tudo isso, em prol da preservação da vida marinha e da navegação consciente. Além do que, segundo a associação, o Projeto Limpeza dos Mares tem "o objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre ações inconsequentes que, isoladas, podem não representar tantas perdas, mas com o tempo deixam nosso litoral depredado. Ações para retirada de resíduos do fundo das águas e palestras nas escolas são essenciais para que alcancemos a excelência que procuramos".

Voluntários "Tartaruga" vão atuar na zona terrestre, na limpeza de toda a extensão da praia, incluindo o trecho do Rio do Brás que desemboca no mar, e na prainha da Ilha do Francês, enquanto voluntários "Estrela-do-mar" vão trabalhar na separação, catalogação e destino do lixo. Interessados em voluntariar-se devem efetuar inscrição através do site www.limpezadosmares.com. Já as vagas para voluntário "Golfinho", destinadas a mergulhadores, os quais ficarão responsáveis pela limpeza da zona aquática, na Ilha do Francês e no entorno do trapiche de Canasvieiras, já foram preenchidas. Os voluntários "Tartaruga" e "Golfinho" irão até a Ilha do Francês de barco.

A organização do evento ressalta a importância dos participantes seguirem todos os protocolos de saúde, de modo que o uso de máscaras é obrigatório durante toda a ação, além da higienização das mãos e do distanciamento social. No mais, é recomendado levar garrafa de água ou copo reutilizável; par de luvas de preferência (mas também haverá para distribuição), capa de chuva, boné, e muda extra de roupa e calçado.


Serviço:

O quê: XXVII etapa do Projeto Limpeza dos Mares

Onde: Praia de Canasvieiras e Ilha do Francês - O "QG" de encontro dos voluntários será na praia, em frente a escola de mergulho Acquanauta Floripa, à Rua Antenor Borges, 394.

Quando: No próximo sábado (16), a partir das 8h30.







Última etapa do Projeto Limpeza dos Mares ocorrida em Florianópolis, em 2020, na Lagoa da Conceição

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec