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Chegou a hora de revisar o planejamento da empresa para 2022

Especialista em finanças e precificação afirma que as decisões estratégicas necessitam do maior foco possível

Por Administrador em 08/11/2021 às 15:38:12
Foto/Divulgacão

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Há menos de dois meses do final do ano, uma das ações de impacto interno das grandes empresas consiste na revisão do planejamento do negócio para 2022. Com o intuito de projetar o futuro, essa revisão é imprescindível para atualizar as medidas e os objetivos da empresa, principalmente quando um novo ano fiscal se aproxima.

A finalização de um ciclo é ainda mais importante quando são necessárias mudanças estruturais na organização e o alinhamento de novas direções. "Devemos ter muita atenção no planejamento empresarial, por ser um importante documento que, periodicamente, tem de ser atualizado e revisto. No período em que estamos, isso envolve projetar o futuro e, por isso, o planejamento necessita indiscutivelmente de foco. Afinal, ele é a força orientadora do negócio em relação ao futuro", avalia a especialista em precificação e finanças, a contadora Beatriz Machnick.

Além disso, planejar os objetivos, valores e metas ao alcance de todos os colaboradores cria não só uma situação de pertencimento, mas uma clareza para o andamento das finanças. "Visar ações mais rentáveis para a empresa interfere em todos os âmbitos e, dessa forma, não deixa de ser um insumo de investimento criado e abastecido para que o negócio trilhe um bom caminho", explica Machnick.

Assim, são alinhados todos os materiais de trabalho do negócio de ponta a ponta – revisão de orçamentos, equipe, o que será necessário recuperar, planos, entre outros fatores.

"Com um planejamento bem elaborado, a empresa evita oscilações e aumenta seu potencial de visão. Nessa linha, aumentam as expectativas para o que interessa no direcionamento das energias da empresa: fechamento de novos negócios e aumento das vendas", finaliza a especialista.


*Beatriz Machnick é contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. É pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia e palestrante na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É sócia-fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças. Autora dos livros Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014).

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