SEM I

Empresas do Ribeirão da Ilha recebem a primeira validação para depurar moluscos e mexilhões

Pioneiros na atividade os estabelecimentos são os únicos no Estado a realizar o processo

Por Administrador em 27/12/2021 às 16:59:37

A cadeia produtiva de ostras, mexilhões e vieiras constitui um importante papel social e econômico para Santa Catarina. Há algumas décadas essa atividade teve início e encontrou em nossas baías um grande potencial para produção, gerando renda e emprego para muitas famílias.

Atualmente dois estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção de Florianópolis, localizadas no sul da Ilha, receberam validação para o processo de depuração. A empresa Paraíso das Ostras e a Vieiramar Alimentos.

A depuração é um processo controlado pelo qual os moluscos são colocados em água por algumas horas para eliminar micro-organismos acumulados em seus tecidos, sendo uma alternativa para melhorar a qualidade desse produto, já que não provoca alterações sensoriais que impossibilitem o consumo in natura dos moluscos.

O tratamento é uma alternativa segura e viável para o consumo seguro de moluscos bivalves cultivados em áreas que já possuem um comprometimento na qualidade da água. Permite também abastecimento constante do mercado consumidor com garantia de qualidade.



Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec