SEM I

Prefeitura de Florianópolis realiza mais de 3.500 consultas gratuitas para cães e gatos em 2021

Dibea Floripa é referência no Brasil em modelo de gestão da causa animal

Por Administrador em 28/12/2021 às 13:16:38
Foto/Divulgacão

Foto/Divulgacão

A Dibea Floripa, órgão da Prefeitura de Florianópolis responsável pelo Bem-estar Animal, registrou em 2021 mais de 3.500 consultas veterinárias gratuitas para cães e gatos de moradores de Florianópolis. A Dibea também realiza atendimento de animais comunitários e da Passarela da Cidadania. O modelo de gestão da Dibea engloba ainda outros serviços, como atendimentos de Boletins de Ocorrência, castrações, resgates em via pública, acolhimento no canil e gatil municipal e doações de animais.

A estrutura da diretoria é referência no Brasil: Neste ano, mesmo durante a pandemia, foram registradas visitas técnicas de mais de 20 cidades de Santa Catarina e outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, para entender como funciona o órgão e replicar o modelo, ou parte dele, em outros municípios.

"A Dibea é um órgão em constante atividade e que salva, diariamente, a vida de animais que não teriam uma segunda chance. Aqui, eles passam por todo o ciclo do acolhimento, desde resgate, recuperação, castração, microchipagem e vacinação, até que finalmente possam receber uma família. E quando isso acontece, temos um processo criterioso para garantir que o animal receba uma família que cuide e dê amor", explica a Diretora de Bem-estar Animal da Prefeitura de Florianópolis, Fabiana Bast.

Em 2021 a Dibea registrou, até o momento, 198 adoções, 678 atendimentos a Boletins de Ocorrência, 252 resgates e 3084 castrações. No próximo ano, as castrações ainda serão ampliadas por meio de licitação para clínicas veterinárias e unidades móveis. Atualmente, a Dibea possui 198 animais no canil e gatil municipal, o que está acima da capacidade física. Para que o órgão possa continuar realizando o trabalho de resgate e recebendo entrada de animais, é necessário que outros sejam doados.

Quem desejar adotar na Dibea, em 2022 terá um incentivo a mais: o órgão passará a permitir a doação para munícipes de outras cidades. Para visitar a Dibea, basta comparecer no órgão, localizado na SC-401, nº 114 Itacorubi, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados das 13h30 às 17h. Neste final de ano, a Dibea ficará fechada aos sábados, mas já retorna em Janeiro.



Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec