SEM I

Concluída a repavimentação asfática da Beira-Mar Sul

A Via Expressa Sul já foi revitalizada em seus 10,4 km de pistas nos dois sentidos

Por Administrador em 28/12/2021 às 13:32:31
Crédito: Leonardo Sousa/PMF

Crédito: Leonardo Sousa/PMF

A Via Expressa Sul, a Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva (SC-401), entre o túnel Antonieta de Barros, no Saco dos Limões, e o trevo da Seta, na Costeira do Pirajubaé, já está toda repavimentada e com sinalização horizontal permanente. Esses importantes serviços de transformação da via na Beira-Mar Sul foram concluídos nesta terça-feira (21) pela Operação Asfaltaço da Prefeitura de Florianópolis, conduzida pela Secretaria de Infraestrutura.

"Essa grande obra da Beira-Mar Sul vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e turistas. Apesar de ser uma rodovia estadual, ela estava numa situação caótica. Então resolvemos municipalizar provisoriamente suas pistas e as faixas de domínio, tornando-a digna da cidade", destacou o secretário Valter Gallina.

Todos os 5,2 quilômetros de extensão da Via Expressa Sul, que por contar com duas pistas de mão dupla totaliza 10,4 quilômetros, foram amplamente revitalizados, sendo que cada pista tem três faixas, somando seis faixas. Antes da repavimentação asfáltica, foi feita a implantação de sistema de drenagem nos oito pontos da via onde se fazia necessário, a fim de evitar acúmulo de água da chuva nas pistas. Além da fresagem, a raspagem do asfalto velho para substituição pelo novo.

A rodovia também passou a contar com serviço de limpeza pública contínuo, inclusive, com o reforço de uma roçadeira mecânica e de uma capinadeira automatizada para auxiliar o trabalho manual das equipes. Prova disso são os meios-fios capinados, e os três canteiros centrais, podados e roçados.


Falta pouco

A entrega total das obras de revitalização da Via Expressa Sul está prevista para o primeiro trimestre de 2022. Para tanto, só faltam serviços que poderão ser executados durante a alta temporada sem atrapalhar o trânsito local. São eles, a finalização das implantações da ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) e do passeio (calçada) com acessibilidade, e a construção de um novo canteiro próximo ao trevo da Seta. Detalhe: tanto o passeio quanto a ciclovia vão dispor de iluminação similar à da Beira-Mar Norte.



Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec