SEM I

Ação especial do Trato Pelo Capivari lacra duas ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

Os dois imóveis lançavam esgoto na rede pluvial, um crime ambiental; operação do programa foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária

Por Administrador em 12/01/2022 às 14:28:34
Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari lacrou, na última terça-feira (11), duas ligações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha, durante ação especial realizada em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA).

As duas tubulações foram lacradas na Rua Osvaldo Rogério Braga – uma delas em um condomínio com dez apartamentos que lançava esgoto na rede de drenagem pluvial, o que é crime ambiental, pelo extravasor de fossa. O lacre interrompe na hora o fluxo irregular e força a regularização das ligações.

O programa também detectou esgoto clandestino nas drenagens da Servidão Marinho João do Rego e da Servidão Caminho das Dunas. Um imóvel foi intimado pela VISA a se regularizar, no primeiro endereço; no segundo, o Trato Pelo Capivari fará nova ação especial para confirmar a origem das ligações clandestinas nessa servidão. Ao todo, dez imóveis foram fiscalizados na operação.

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos diários de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.


O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa da Casan, realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

A sede do Trato Pelo Capivari está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e registro de denúncias é (48) 99123-1223 (WhatsApp).





Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec