RG Pet CMF

Cresce 73% número de brasileiros com conta exclusivamente digital

Confiança do brasileiro nas fintechs cresceu nos últimos anos e a tendência é popularizar ainda mais a tecnologia

Por Administrador em 17/01/2022 às 17:09:39
Pandemia alavancou busca por serviços digitalizados (Foto: Depositphotos)

Pandemia alavancou busca por serviços digitalizados (Foto: Depositphotos)

A pandemia acelerou a digitalização dos serviços e de diversas atividades. Com isso, os bancos digitais ganharam espaço na vida dos brasileiros: 42% já são clientes de alguma fintech, mostrou uma pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com a TecBan. "Os bancos digitais que já estavam preparados para atender com qualidade pelo celular, sem a interação presencial com o cliente, se destacaram e atraíram um público ainda maior com a pandemia", explica o diretor financeiro do Popibank, Marcelo Pereira.

Um outro estudo, o Global Digital Banking Index 2021, mostrou que os brasileiros são o povo com maior índice de contas bancárias exclusivamente digitais. Segundo o levantamento, o número de pessoas com conta deste formato saltou de 25,4% em 2018 para 44% em 2020, um crescimento de 73%.

O levantamento, que ouviu 47 mil pessoas em 28 países, mostrou que o brasileiro utiliza mais o smartphone do que a média global. "E essa quantidade de uso não acontece apenas nas redes sociais, mas em outros setores e serviços ofertados diretamente pelo celular, que oferecem uma experiência rápida, segura e eficiente", avalia Pereira.

O motivo do sucesso das fintechs, afirma Pereira, é a simplicidade, praticidade e objetividade para resolver questões bancárias e financeiras pelos apps. "E esse crescimento trouxe benefícios para os clientes. A grande concorrência faz com que as empresas ofereçam várias vantagens para atrair usuários", diz.

Confiança
De acordo com o levantamento Global Digital Banking Index 2021, a segurança, que sempre foi um ponto que causava temor nos usuários de serviços online, já não é mais uma "pedra no sapato" dos clientes dos bancos digitais. Entre os brasileiros, 78% declararam confiança para compartilhar dados com as instituições.

Entre os que não utilizam os bancos digitais, 47% afirmam estar felizes com a instituição atual e 42% dizem não estar familiarizados com os serviços financeiros completamente digitais. "Ainda há uma parcela da população que não confia em realizar transações ou tomar decisões pelo celular, mas com a tecnologia avançando cada vez mais e facilitando processos, acredito que em breve a maioria da população terá contas exclusivamente digitais", pontua o diretor financeiro do Popibank.


Marcelo Pereira é diretor financeiro do Popibank e
especialista em economia, banco digital e fintechs

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec