Ondrepsb
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3

Confira sete dicas de como evitar problemas nos pés das crianças

Para manter os pezinhos saudáveis, especialista da Doctor Feet lista alguns cuidados necessários desde a tenra idade

Por Administrador em 20/01/2022 às 16:17:46
Foto/Divulgacão

Foto/Divulgacão

A atenção com os pés nos primeiros anos de vida é fundamental para evitar problemas ortopédicos na fase adulta. Na maioria das vezes, algumas dores nas costas, joelhos, tornozelos e quadril acontecem em consequência de problemas nos pés. Na hora da brincadeira, por exemplo, os pés acabam sendo alvos de pancadas e machucados, mas com cuidados simples e diários, pode-se evitar dores e contratempos no futuro.

"Os pais devem ficar atentos aos pezinhos, principalmente dos bebês quando começam a engatinhar, já que eles acabam friccionando-os no chão e se a unha não estiver cortada corretamente, poderá inflamar", afirma Maria de Lourdes Pinheiro, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet, rede especializada em serviços de podologia, manicure e venda de produtos médicos, ortopédicos, bem-estar e saúde.

Quando mais grandinhos, a atenção ainda continua, já que é comum, nessa idade, topadas com objetos ou até mesmo com o chão, causando lesões às unhas. Pensando nisso, a especialista listou algumas dicas para cuidar dos pés das crianças, confira:

  • Corte das unhas

O corte das unhas é uma missão trabalhosa, pois a agitação dos pequenos somada à recusa devido ao incômodo dificultam o procedimento. Faça o corte em linha reta para evitar que fiquem encravadas. Para isso, use um cortador para este fim e finalize lixando com a parte menos áspera as pontas afiadas. Nunca corte a lateral e nem as deixe muito curtas. Caso tenha muita dificuldade, procure um profissional especializado para que proceda da melhor maneira, evitando complicações, como unhas encravadas ou inflamações.

  • Faça a higiene diariamente

Os pés das crianças devem ser lavados e muito bem secos todos os dias, principalmente entre os dedos. Isso evita frieiras e micoses.

  • Evite o uso de calçados inapropriados

Assim que suspeitar que os sapatos do seu filho estão muito pequenos, substitua-os imediatamente. Caso contrário, a unha pode encravar com facilidade e as lesões começarão a aparecer. O ideal é ter espaço suficiente na área dos dedos para que os pés possam crescer livremente. Por isso, verifique o tamanho pressionando suavemente a parte superior da ponta dos calçados enquanto a criança estiver com eles nos pés.

  • Escolha modelos confortáveis

Ainda sobre os calçados, evite comprar números muito grandes pois não proporcionam o conforto e sustentação adequada. Com o tempo, os sapatos adquirem o formato dos pés, por isso é importante escolher modelos confortáveis e de qualidade para não prejudicar o desenvolvimento.

  • Prefira meias de algodão

Verifique regularmente se as meias estão apropriadas e na numeração certa para as crianças. Meias feitas de algodão ajudam a manter os pés aquecidos, absorvem o excesso de umidade e, ao mesmo tempo, proporcionam espaço para que possam se desenvolver. Se a criança ainda não anda, certifique-se de que qualquer calçado ou meias, mesmo que macio, tenha espaço suficiente para os dedos se movimentarem livremente.

  • Saiba como prevenir o chulé

Após o uso dos calçados, o ideal é deixá-los em ambiente arejado. Prefira sandálias e chinelos durante os dias mais quentes. O suor cria um ambiente bastante favorável para proliferação de micro-organismos que causam o mau cheiro.

  • Andar descalço

As crianças devem andar descalças dentro de casa, sempre que possível, mesmo quando estiver aprendendo a andar. Embora isso possa parecer contraditório, o ato de andar descalço é uma das melhores coisas para o bom crescimento dos pés da criança, porque ajuda os músculos a se desenvolverem e se tornarem mais fortes. Além disso, permite que o ar circule pelo pé inteiro. Certifique-se de que o chão esteja limpo e livre de qualquer elemento que coloque em risco a segurança dos pequenos.


Sobre a Doctor Feet

Pioneira no segmento, a Doctor Feet é a mais ampla rede de serviços de podologia, manicure e venda de e venda de produtos médicos, ortopédicos, bem-estar e saúde. Comemorando 23 anos de mercado, a marca conta com mais de 70 unidades, em 12 estados brasileiros. Informações: www.doctorfeet.com.br/ Instagram: @doctor_feet / Facebook: /doctorfeet.podologia / Aplicativo Doctor Feet disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iPhone).

Comunicar erro
Orsitec

Comentários

Galego Bar e Restaurante