De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil, o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no faturamento em 2021, no comparativo com 2020. Em 2021, o faturamento anual foi de R$ 51,7 bilhões, enquanto que em 2020 o mercado pet concluiu o ano com faturamento de R$ 40,8 bilhões. Só os produtos de bem-estar e higiene animal movimentaram R$2,8 bilhões e tiveram um crescimento de 19,5%.
Mas engana-se quem pensa que o mercado de produtos para pets se resume a shampoo, condicionar ou roupinhas para vesti-los nos dias mais frios. O setor está investindo cada vez mais em produtos diferenciados. "Se olharmos para o passado, não havia rações próprias para cada tipo de raça ou idade e também não existia produtos para proporcionar qualidade de vida e ao mesmo tempo cuidar da saúde e da aparência dos pets", explica Carol Vaz, criadora da marca Dog´s Care.
Carol acabou descobrindo na prática o potencial do mercado pet e como poderia faturar ao mesmo tempo que ajudava outros tutores a enfrentarem alguns imprevistos com seus animais. Em 2006, sua cachorrinha Jully, da raça Llhasa Apso, tinha a síndrome do ovário policístico (SOP), o que fez com que a empreendedora vivesse o caos por conta do cio bastante longo. "Fui atrás de uma solução pro meu caos em lojas especializadas, mas tudo que encontrei não resolveu o problema. Foi aí que surgiu a ideia de adaptar fralda infantil para ver se dava certo. E foi a melhor coisa que fiz! Deu certo e ainda mudou minha vida", diz Carol.
Foi então que, depois de várias tentativas, estudos e adaptações, a empreendedora finalmente conseguiu criar a primeira fralda para pets do mundo. Se no começo os clientes acabaram estranhando a ideia, com o tempo a fralda foi ganhando os consumidores e as prateleiras dos pet shops. Sendo assim, Carol decidiu ampliar o portfólio da marca e investir em outros produtos diferenciados, o que acabou se tornando a marca registrada da Dog´s Care.
"Na verdade, quando eu desisti de seguir com a carreira jurídica e me tornar uma empreendedora do setor pet, pensei inicialmente em abrir um pet shop, mas percebi que esse mercado já estava
Crescimento em 2021
Com a pandemia e os brasileiros trabalhando em casa, as pessoas acabaram passando mais tempo com seus pets e isso fez os consumidores gastarem mais com eles. Sendo assim, a Dog´s Care registrou crescimento de 35% em 2021 e dobrou o faturamento nos últimos dois anos. "Lançamos recentemente uma linha especial produzida com nanotecnologia, e queremos continuar investindo em produtos diferenciados e que atendam diferentes necessidades reais dos tutores com seus pets", finaliza a empreendedora.
Sobre a Dog´s Care
Pioneira e inovadora, a empresa trouxe ao mercado nacional no ano de 2006, com exclusividade, as fraldas descartáveis para cães, com o principal objetivo de facilitar o dia a dia com o pet em casa e nos passeios, quando ele insiste em fazer as necessidades fora do lugar e a vida vira um caos. Tornando cada vez mais harmoniosa a convivência entre pessoas e cães, hoje possui uma linha com mais de 30 itens, entre acessórios para facilitar o passeio, produtos descartáveis e uma linha para auxiliar no adestramento e na higiene. Tudo criado a partir do seu dia a dia com seus pets, com um único objetivo: inspirar a convivência sem limites entre pessoas e cães.
Para mais informações, acesse: www.dogscare.com.br