RG Pet CMF

Educação divulga projetos premiados no Concurso Dia do Desafio do Meio Ambiente

Equipes serão contempladas com premiação a ser revelada e troféus

Por Administrador em 01/06/2022 às 15:59:26
Foto: Bianka de Liz/Secom PMSJ

Foto: Bianka de Liz/Secom PMSJ

Dez projetos ambientais elaborados na rede municipal de ensino de São José participaram do 1º Concurso Dia do Desafio do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O projeto "Plantando Amor", da turma G6 Matutino, do Centro de Educação Infantil (CEI) Julia Francisca dos Santos, localizado no bairro Forquilhinha, foi o selecionado na categoria Educação Infantil.

O projeto "Educar para o Meio Ambiente: conscientizar as futuras gerações", do 2º ano matutino (turma 20), do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão), no Kobrasol, venceu na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais. Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o vencedor foi o projeto "O uso da estaquia na reprodução do Ipê Amarelo", apresentado pelo 7º ano vespertino (turma 71) do Centro Educacional Municipal (CEM) São Luiz, situado no bairro São Luiz.

Além de troféus, os três selecionados serão contemplados com um prêmio coletivo para a equipe proponente. A premiação será revelada durante a cerimônia de entrega dos troféus, que será agendada em breve.

"Parabenizamos todos os projetos inscritos pelo compromisso com o meio ambiente e pelas excelentes propostas apresentadas, as quais recomendados que sejam aplicadas, independente do resultado deste Concurso", agradeceu a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

Conheça mais sobre os projetos selecionados

Projeto Plantando Amor – tem como objetivo integrar crianças e comunidade escolar para a preservação, cuidado e proteção dos recursos naturais. Entre as estratégias previstas para implantação estão: ações voltadas para gestão dos resíduos sólidos, criação de espaços verdes, como horta pedagógica, e contato com a natureza.

Educar para o meio ambiente: conscientizar as futuras gerações – o objetivo é despertar o olhar infantil sobre o modo de viver no meio ambiente, levando as crianças a refletirem sobre a ação humana e os impactos ao ecossistema. O projeto – que deverá ser desenvolvido até o final do ano, de forma interdisciplinar – prevê visitas à Escola Municipal do Meio Ambiente, apresentação de vídeos e músicas, construção de horta com aulas práticas para cultivo da terra e produção da compostagem.

O uso da estaquia na reprodução do Ipê-Amarelo – o projeto, que já está sendo executado, objetiva incentivar a propagação da árvore símbolo do Município e flor símbolo nacional nas aulas de Ciência. O método estaquia proposto, diferente do que costuma ser feito com o uso de sementes, utiliza folhas, ramos, caules, brotações e raízes para a propagação dos vegetais.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec