RG Pet CMF

Festival da Tainha tem início nesta quarta-feira (08) no centro de Florianópolis

Evento gratuito, com apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio do Fort Atacadista, Koerich e Engie, destaca a cultura açoriana com atrações gastronômicas, artesanato e música

Por Administrador em 07/06/2022 às 20:00:17

Tem início nesta quarta-feira, 8 de junho, seguindo até o dia 3 de julho, uma verdadeira celebração em torno de um dos maiores - senão o maior - patrimônio gastronômico do litoral catarinense, em especial Florianópolis: o Festival da Tainha. O evento, com uma intensa programação cultural, reunindo gastronomia, música, artesanato e outros elementos que enaltecem os costumes manezinhos, é uma realização da Casa dos Açores com a Associação do Mercado Público, apoiado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Turismo e Fundação Franklin Cascaes e com o importante incentivo das marcas Fort Atacadista, Koerich e Engie. A programação tem início nesta quarta-feira (08), às 12h, com a presença de autoridades e apresentação do cardápio do festival, no Mercado Público de Florianópolis.

De acordo com Roseli Pereira, diretora de marketing da Secretaria de Turismo, "será um mês recheado de boas atrações artísticas e culturais, aliadas a uma vasta gastronomia com base na tainha, movimentando tanto o Mercado Público como o Largo da Alfândega, onde o morador e o turista poderão saborear um bom prato com tainha, feito com aquele temperinho especial e com o jeito manezinho da nossa gente". Ainda nesta quarta-feira, entre as atrações, a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, das 12h30 às 13h30, e na sequência o músico Filipe Alves (MPB).

Ao longo de todo o mês serão uma série de atrações, sempre prestigiando artistas locais, até mesmo valorizando a agricultura de pequenos produtores da região, como é o caso da Feira Orgânica sempre às quartas e sábados, das 7h às 13h. "Para nós, após a adoção da praça do Largo da Alfândega pelo Fort Atacadista desde o mês de março, é mais uma importante ocasião para valorizar a cultura local e prestigiar desde o pescador até os comerciantes que fazem da tainha esse ingrediente tão ímpar da culinária dos ilhéus", destaca Silvia Marquez, coordenadora regional de marketing do Fort, uma das marcas patrocinadoras do Festival da Tainha.


Gastronomia

Seja frita, assada, grelhada, ensopada, com ou sem ova; sozinha como estrela principal de um prato ou servida com outros frutos do mar, a tainha é sem dúvida uma iguaria da gastronomia de Florianópolis. A tainha está para o nativo da Ilha assim como o bacalhau está para os portugueses. E isso é perceptível nas mais diferentes opções em que o peixe será apresentado em 14 versões pelos bares e restaurantes participantes - todos localizados no Mercado Público e no Largo da Alfândega.

Uma das versões é a tainha grelhada guarnecida com legumes ao vapor e camarões flambados; outra que chama a atenção é a tainha servida na telha recheada com farofa de banana. Em quase todos os pratos há uma unanimidade na escolha dos acompanhamentos: arroz, farofa e pirão de peixe. Um desbunde para os amantes de frutos do mar, possibilitando provar diferentes formas de preparo da tainha.


Música

As apresentações artísticas e musicais serão todas gratuitas - em caso de chuva, ocorrerão em ambiente coberto e estão sujeitas a alteração prévia. Entre os destaques da programação, estão: nesta sexta-feira, dia 10 de junho, show com o músico Gazu, às 18h30, no Mercado Público; no dia 22 de junho, Stand-up com Mané Darci, às 18h, no Café do Largo; e no dia 3 de julho show com a banda Dazaranha, às 15h, no vão central do Mercado Público.


Acesse a programação completa de 8 de junho até 3 de julho e programe-se:

https://mercadopublicofloripa.com.br/sem-categoria/festival-da-tainha-2022/



Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec