SEM I

Ações educativas gratuitas fazem parte do calendário da Fundação Cultural BADESC

Realizados após agendamento, os encontros buscam potencializar os processos de cada artista

Por Administrador em 08/06/2022 às 14:44:31

Uma das atividades gratuitas realizadas pela Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, são as ações educativas. Coordenadas pelo arte-educador da Fundação Cultural BADESC, Denilson Antonio, elas buscam apresentar e potencializar os processos criativos de cada artista.

"Olhar o mundo através da arte nos ajuda a pensar o mundo onde vivemos. E são nos espaços expositivos, como a Fundação, que conseguimos estabelecer debates sobre questões atuais e ainda desenvolver ações que possam aproximar os visitantes sobre o que o artista está apresentando, o que ele quer dizer e o que os trabalhos dizem", destaca Antonio.

Para o arte-educador, as leituras das obras podem ser variadas e às vezes mais importantes do que a resposta em si. "Nossas experiências mediam o nosso olhar sobre as obras e é por isso que sugiro que os participantes vejam os trabalhos por um outro ponto de vista, a fim de que essa reflexão possa ajudar no desenvolvimento", ressalta.

Nos primeiros cinco meses de 2022, quase 300 pessoas participaram das ações educativas. Antonio comenta que foram atendidas turmas das mais diversas faixas etárias, desde crianças, jovens e adultos.

"Para cada exposição são planejadas ações diferentes. Para as crianças as atividades são lúdicas, com a realização de jogos de perguntas e respostas, de memória ou de imersão. Já para os adultos, debates sobre arte contemporânea fazem parte da ação", explica.

Atualmente a Fundação recebe a exposição Prólogo Sobre Experiência Coletiva, do artista Giba Duarte. E segundo Antonio, a ação educativa busca fazer uma imersão no processo criativo do artista e possibilitar um mergulho no universo criado por Giba. "Os visitantes têm a chance de vestir as criações do artista e ainda participar de uma oficina de desenho coletivo", completa.


Como fazer o agendamento

Para participar das ações educativas é preciso fazer um agendamento através do e-mail: fundacaoculturalbadesc@gmail.com. A Fundação recebe visitas de segunda a sexta, das 13h às 19h.

A entrada é gratuita no casarão que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec