SEM I

Em tempos de frio intenso, aprenda a economizar energia elétrica

Por Administrador em 10/06/2022 às 15:07:16
Foto/Divulgacão

Foto/Divulgacão

Com a chegada de uma frente fria em diversos estados do nosso país, o consumo de energia elétrica nas residências tende a se elevar. Com isso, adotamos novos comportamentos para amenizar a sensação de frio.

Esses comportamentos nos dias frios envolvem, além de outras coisas, passar mais tempo debaixo do chuveiro e em uma temperatura maior; ligar os aquecedores; maior utilização de secadores; manter janelas, cortinas e persianas mais fechadas e ligar as luzes; aumentar o uso das máquinas de lavar roupas e secar; entre outros. Esses comportamentos têm como consequência a elevação dos gastos com energia elétrica, ou seja, estão atrelados ao uso de equipamentos elétricos e, por essa razão, prejudicam o orçamento doméstico.

Nós, seres humanos, não somos tão racionais quanto gostaríamos, e vamos, em meio a essa onda de frio, querer ficar mais um "tempinho" debaixo do chuveiro e a uma temperatura maior, não é mesmo? Portanto, as estratégias envolvem olhar para nosso comportamento e delimitar algumas ações possíveis para que possamos reduzir o impacto dessas mudanças repentinas no nosso comportamento e nas nossas finanças.

Algumas dicas são importantes para reduzir o impacto nas finanças pessoais.

A primeira dica se refere a compra do equipamento:

Essa dica vale para esses dias mais frios, além de outros períodos. Ao buscarmos um equipamento, devemos nos atentar ao consumo elétrico e adquirirmos apenas aqueles com selo Procel. Esse selo indica uma escolha mais inteligente, pois identifica que os equipamentos foram testados, são mais eficientes e consomem menos energia.

As demais dicas se referem ao uso do equipamento:

Chuveiros elétricos

Os chuveiros, acompanhados dos aquecedores, são os grandes vilões quando o assunto é maior consumo de energia elétrica nos dias frios. Portanto, é necessário dar maior atenção a esses dois equipamentos.

O tempo de uso e a temperatura são dois fatores que farão com que se gaste mais energia, sendo assim, estratégias de tempo e ajustes adequados da temperatura devem ser realizados.

Uma dica é mudar o horário do banho para o período do dia que é mais quente, diminuindo a necessidade de elevar demasiadamente a temperatura do chuveiro. Outra dica é limitarmos o tempo do banho para entre 5 a 10 minutos. Para o tempo, já existem equipamentos baseados nas ciências comportamentais, que medem o tempo e tem alerta sonoro e visual para orientarem os usuários, colaborando com a redução do tempo do uso do chuveiro elétrico.

Aquecedores

Como abordamos, duas variáveis são importantes para a redução do consumo de energia elétrica: tempo e temperatura, quanto maior essas duas variáveis, maior será o consumo de energia elétrica. No que se refere aos aquecedores, precisamos evitar que esses equipamentos fiquem ligados por longos períodos, atentando-nos em ligá-los essencialmente quando necessário e quando estivermos no ambiente, caso contrário, o equipamento deve ser desligado. Importante, quando o aquecedor estiver ligado manter as portas e janelas fechadas para que o calor não se dissipe.

Secadores de cabelo

Os secadores de cabelo quando usados com frequência podem representar uma quantia elevada da conta de energia elétrica. Nos dias frios, deixar os cabelos molhados é sinônimo de sentir mais frio, por isso o uso do secador é mais frequente neste período. Assim, a dica dada para tomar banho no período do dia que é mais quente também se torna válida para economizar com o secador, pois a necessidade de secar os cabelos é menor. Além disso, lembre-se sempre de secar muito bem seus cabelos com a toalha e, se possível, utilize uma touca toalha para que a touca absorva a umidade dos cabelos e eles sequem sem a necessidade de utilizar o secador, se ainda assim houver necessidade, como a umidade foi absorvida, o tempo de uso do equipamento será menor.

Iluminação

Nesse período, tendemos a manter janelas, cortinas e persianas mais fechadas e ligar as luzes, portanto a dica é: abra as janelas, as cortinas e persianas e deixe a luz entrar. Caso não queira abrir as janelas, pelo menos abra as cortinas e persianas. Além disso troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, estas consomem cerca de 80% menos energia.

Máquinas de lavar e de secar

Esses dias frios nos forçam a utilizar mais roupas, mais grossas e maiores com o intuito de nos aquecermos, desse modo, usamos mais as máquinas de lavar e de secar. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados: deixar as roupas juntarem mais para que se possa utilizar a capacidade máxima da máquina, além de inserir menos sabão em pó e utilizar a função rápida para que o consumo diminua.

Geladeiras

Nesses dias frios, lembre-se de verificar a temperatura da sua geladeira e reduzi-la, o termostato pode ser mantido no mínimo, mesmo com o refrigerador cheio, pois a temperatura externa já estará mais fria.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec