SEM I

5 curiosidades que você não sabia sobre os cães guia

Eles são primordiais na qualidade de vida dos seres humanos: os cães-guia.

Por Administrador em 20/06/2022 às 13:39:13
(Colaboração: Danillo Cássio/SEO Marketing).

(Colaboração: Danillo Cássio/SEO Marketing).

Os cães guia são os companheiros das pessoas que possuem deficiência visual, porém, existem algumas coisas que não sabemos sobre eles, mas que vale a pena conhecermos um pouco mais, afinal, fazem um papel super importante.


Mas como e quando eles surgiram? O que acontece, é que existem duas origens principais.

A versão mais aceita pelos pesquisadores, e por isso a mais utilizada, é que no início de 1780, no Hospital Lez Quinze-Vingts, cães foram treinados por Josef Riesinger para que fossem ajudantes dos pacientes, pois se tratava de uma unidade médica para cegos.

O fato curioso é que Josef não era médico do Hospital, mas sim, um deficiente visual que treinou tão bem o seu cão, que duvidaram de sua cegueira, mas foi o responsável por treinar outros cães.

Outra história, dessa vez mais moderna, tem início na 1ª Guerra Mundial, na qual o médico Gerhard Stalling, pensando em ajudar os soldados que voltavam cegos da batalha, treinou vários cães para ajudá-los.

Independentemente das versões, atualmente, os cães são treinados da mesma forma e dividem-se em três fases.

Na primeira, os cães mais dóceis da ninhada do canil são adotados por uma família que será responsável pelo treinamento inicial, que consiste em obediência e socialização.

Como ainda são pequenos, os ensinam os comandos mais simples, mas também a frequentar locais públicos comuns do cotidiano, assim como andar em certos tipos de transporte. Isso inclui ruas, praças, restaurantes, carros, ônibus etc.

Quando completam 1 ano e meio, esses cães voltam ao canil. Nessa segunda fase, que dura de cinco a oito meses, eles começam a receber o adestramento mais voltado para o "trabalho" em si, e por isso é mais focado e intenso e passam a utilizar a guia de fato.

Desse modo, entendem que quando estão treinando, estão trabalhando. Mas sem a coleira, podem se comportar normalmente.

Na última fase, o cão vai para a casa do seu dono. Porém, durante um mês, o centro de treinamento os acompanha e se certifica de que ambos se adaptaram ao processo. Nesse período, o guia é apresentado à rotina que o acompanhará dali em diante.

5 curiosidades sobre os cães-guia

Agora que já sabe o básico sobre esses cães, deu vontade de aprender ainda mais, né? Então é a hora de estar por dentro de cinco curiosidades deles, que provavelmente você não sabia, veja só:

Labradores e golden retriever são os cachorros mais utilizados como cães guia no Brasil

Apesar de não haver necessariamente uma restrição de raça, é fato que algumas são mais utilizadas.

Isso porque elas detêm as características essenciais para serem guias perfeitas, ou seja: são dóceis, possuem um bom temperamento e têm porte médio a grande.

No caso do Brasil, os labradores e golden retriever são os mais comuns e fazem muito bem seu papel, pois apesar de não serem pequeninos e de terem uma certa imponência, obedecem aos comandos e são super inteligentes.

Eles se aposentam com 08 anos de idade

Os cães podem viver, em média, de 10 a 15 anos, mas isso depende de muitos fatores, desde raça até condições físicas e qualidade de vida. Porém, os cães-guia se aposentam aos 8 anos de idade.

A partir dessa idade, eles passam a estar mais próximos da velhice, e com isso, a serem menos atentos e ativos, o que diminui a eficiência de suas atividades como guia, e infelizmente, precisam se desfazer dessa função.

Apesar do apego emocional e afetivo entre cão e dono, a segurança de ambos precisa prevalecer. E é válido citar que apesar disso, ele não é obrigado a se desfazer do dono, apenas precisa não usá-lo como guia, mas a relação permanece a mesma!

Ninguém pode proibir a entrada do cão-guia!

É muito importante que os donos conheçam seus direitos, principalmente a Lei n° 11.126, de 2005. Em incontáveis locais, sejam particulares ou públicos, a entrada de cães é estritamente proibida.

Porém, devido à importância dos cães-guia para seus donos, criou-se essa lei, que assegura a entrada e permanência deles em todos os locais que o deficiente visual queira estar, sem exceção, inclusive em transportes.

Os donos são, de certa forma, dependentes desses cães para sua segurança, melhor locomoção e qualidade de vida, e isso não se restringe a apenas sua casa ou vias públicas.

Por esse motivo, estar atento a leis como essa são super importantes, pois evita constrangimento e garante o bem-estar dos donos.

Nem toda pessoa cega se adapta ao cão-guia

Cães são assim como nós, e às vezes isso é pouco compreendido. O que isso quer dizer? Que eles possuem temperamentos diferentes, humor, comportamentos e hábitos variados.

E se todas essas características não baterem com as do dono, não há adaptação, e forçá-la não é uma opção.

Outro fator que pode interferir na adaptação, é simplesmente o fato do dono não se acostumar com um cão-guia, e preferir estar por conta própria.

Nenhuma falta de adequação deve ser vista com maus olhos, o importante é o bem-estar do cão e da pessoa, pois uma relação não saudável não é boa para ninguém.

Como ele guia o dono?

Como já citamos, os cães guiam seus donos em todos os lugares que eles frequentam. Além disso, eles? Auxiliam a atravessar a rua no momento e local correto, desviando de ocasiões perigosas e atentos aos semáforos; Ajudam na entrada e saída de transportes públicos; Na locomoção, desviam de obstáculos, pessoas, buracos ou qualquer outro empecilho e obstruções; Assim como são treinados a obedecer, também são orientados a desobedecer, caso a ordem do dono os coloquem em situação de risco; Resumidamente, eles fazem o que é preciso para tornar a vida do tutor mais segura, fácil e prática, por conta das restrições causadas pela deficiência.

Apesar de serem treinados para tais tarefas, um cão ainda é um cão e não pode ou deve apenas realizá-las, sem praticar outras atividades tão importantes para eles, como o lazer, as brincadeiras e momentos de descanso.

Para ter um cão-guia, é necessário respeitar esses momentos para manter uma ótima relação com o bichano, que seja benéfica para ambos. E lembre-se: em caso de adoção ou dúvidas de como adquirir um, sempre consulte um profissional veterinário ou uma clínica veterinária 24h.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec