SEM I

VigilĂąncia visita mais de 130 mil imĂłveis em ação de combate à dengue

Agentes de endemias identificam mais de 3.500 focos do inseto o municĂ­pio

Por Administrador em 22/06/2022 às 14:42:09
Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Foto: Divulgação Secom/PMSJ

São José tem intensificado o combate à dengue. Dados levantados pela Diretoria de VigilĂąncia Epidemiológica (Dive), nesta segunda-feira (20), registram mais de 3500 focos do mosquito. Ao todo, foram visitados 133 mil imóveis no município. O mapeamento dos possíveis ninhos do Aedes aegypti é feito presencialmente pelos agentes de endemias que visitam casas e terrenos abandonados. O monitoramento também é realizado de modo aéreo, com a utilização de veículos não tripulados (VANTs), similares aos drones.

A diretora de VigilĂąncia Epidemiológica, Katheri Zamprogna, reforça que os números de notificações aumentaram recentemente. "A conscientização da população contribuiu para a identificação de focos, o cidadão agora entende as possíveis situações em que o mosquito pode proliferar e realiza a denúncia para o município", destaca.

A Dive tem trabalhado também no fechamento do cerco ao Aedes aegypti. Ao todo, 800 armadilhas estão espalhadas para diminuir a multiplicação do mosquito. Outro trabalho desenvolvido pela ĂĄrea é na educação em saúde. "É importante que o cidadão permita que os agentes de endemias entrem nas residĂȘncias, pois com o olhar técnico é possível identificar locais com potencial para o mosquito da dengue se reproduzir", afirmou Katheri.

CENÁRIO E ATUAÇÃO

Entre janeiro e junho de 2022, São José recebeu aproximadamente 1000 notificações de casos suspeitos de dengue. As ações continuam sendo desenvolvidas pelos agentes de endemias. A VigilĂąncia Epidemiológica reforça que, para que as ações sejam mais efetivas, é preciso que a população cuide dos próprios domicílios e fique atenta aos locais com ĂĄgua parada. Potes de flores, ralos, piscinas e caixas d"ĂĄgua sem cobertura são alguns dos exemplos.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec