Ondrepsb
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3

Prefeito entrega projeto na Câmara de Vereadores doando área para Casan

Uma área adicional de 110 mil m2 está sendo disponibilizada pelo Executivo para construção da ETE Potecas

Por Administrador em 22/06/2022 às 16:14:04
Foto: Jeferson Regis/Secom PMSJ

Foto: Jeferson Regis/Secom PMSJ

O prefeito Orvino Coelho de Ávila protocola hoje (22), às 15h, o projeto de lei na Câmara de Vereadores doando uma área adicional de 110 mil m² para a construção da Estação de Tratamento (ETE) de Potecas. Nas tratativas para a obra, a Casan solicitou ao município inicialmente um terreno de 50 mil m², tendo o Executivo disponibilizado à época área inclusive maior, de 75 mil m². "Esperamos que a Câmara seja parceria e aprove rápido o projeto como aprovou a doação da outra área em apenas três dias", pontuou o prefeito.

Em ofício recentemente encaminhado ao Executivo, a Casan informou que a obra exigirá uma área total de 180 mil m2 e pediu um espaço adicional de 50 mil m², tendo o prefeito ofertado novamente metragem maior, de 110 mil m², que será objeto do projeto de lei. A doação visa acelerar o início da obra da nova estação que virou um dos maiores compromissos da atual gestão. "A cidade cresce para aquela região e a Prefeitura está disposta a atender as demandas da Casan por entender a importância de desativar as lagoas, que causa o mau cheiro, afetando a qualidade da vida das pessoas", observou o prefeito.

A nova Estação de Tratamento (ETE) de Potecas vai atender uma antiga demanda da população para colocar fim ao mau odor que exala da atual estação. A nova estrutura será construída em área doada pelo município aos fundos da atual estação (esquina da rua Kiliano Hames com Francisco Torquato Rosa), devendo ser entregue no prazo de dois anos. O termo ainda prevê, ao encargo da Casan, a recuperação ambiental da área, que ganhará um parque municipal. O investimento previsto é de R$ 280 milhões.

"Em fevereiro de 2021 solicitei uma audiência com o juiz da Fazenda e as promotorias do Meio Ambiente e Moralidade Administrativa e iniciei uma movimentação para solucionar esta questão, que perdurou durante outras gestões e agora com a assinatura do Termo Aditivo foi possível chegar em uma conclusão para este caso antigo", destacou o prefeito que, avalia, a atual estação como "uma fratura exposta" no município, exigindo uma solução definitiva.


O processo de licitação se encontra suspenso por aplicação de recurso de uma das empresas participantes. A situação pode ser acompanhada por aqui: https://www.casan.com.br/licitacoes/editais-arquivos/licitacao_id/9147.

Comunicar erro
Orsitec

Comentários

Galego Bar e Restaurante