RG Pet CMF

Prefeitura prepara ações de manejo e tratamento da figueira da Praça XV

Em três etapas, trabalho buscará implementar técnicas para garantir boas condições de conservação da árvore

Por Administrador em 12/07/2022 às 17:32:05
FOTO: Cristiano Andujar/PMF

FOTO: Cristiano Andujar/PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente - FLORAM e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vai orientar ações para o manejo arbóreo e tratamento fitossanitário da figueira da Praça XV, com idade estimada em 151 anos e situada no Centro Histórico de Florianópolis.

O trabalho, desenvolvido em três etapas, será realizado pela empresa Arboran, com equipe composta por biólogo, engenheiro florestal e outros profissionais, sob acompanhamento de técnicos da Floram.

A primeira parte da revitalização das condições de conservação da espécime, que deve começar em breve, inicia com o estudo da situação fitossanitária da árvore, que poderá ser compreendida a partir de análise de solo e foliar.

Na segunda etapa, os focos serão a nutrição e os reparos necessários em sua estrutura. Devem ser realizadas adubação e indução de resistência via produtos naturais; poda de galhos secos, podres ou mortos; substituição do substrato das raízes; retirada de rochas e aplicação de nutrição sólida e líquida com Extrato de Algas, 1 vez a cada 6 meses, pelo período de 2 anos.

A última e terceira etapa das ações de revitalização da figueira vai abranger cálculos estruturais de uma parcela dos galhos que, atualmente, são sustentados por escoras. As equipes vão buscar compreender o estado de vitalidade desses componentes e as eventuais manutenções necessárias nos equipamentos de sustentação. Novos pontos de apoio poderão ser adicionados a depender dos resultados.

"A figueira receberá cuidado especializado, de modo a identificar e melhor suprir as necessidades da árvore. Assim esperamos garantir sua vida e presença no cotidiano da cidade por mais centenas de anos", destaca a Superintendente da FLORAM, Beatriz Kowalski.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec