RG Pet CMF

Conheça os benefĂ­cios da massagem para a terceira idade

Aprenda a diferença entre as principais tĂ©cnicas indicadas para combater a retenção de lĂ­quido após as fĂ©rias de verão

Por Administrador em 15/07/2022 às 13:41:25
Foto/Divulgacão

Foto/Divulgacão

A população brasileira estĂĄ envelhecendo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), jĂĄ são 30,2 milhões de idosos, 4,8 milhões a mais do que em 2012. Isso representa um aumento de 18% em uma década na quantidade de pessoas acima dos 60 anos. A terceira idade pode trazer algumas complicações na saúde, como dores no corpo, osteoartrite e doenças como Parkinson. Uma das alternativas para aliviar esses sintomas e melhorar a qualidade de vida é a massoterapia. A Lourdes Videres, terapeuta na SPA Express, rede de atendimento à domicílio, separou alguns efeitos positivos comprovados para adotar de vez a massagem terapĂȘutica em idosos.


Não só alívio físico, mas mental também. A massagem diminui no corpo o acúmulo de cortisol, conhecido como o "hormônio do estresse". Além disso, o toque proporciona conforto aos idosos, especialmente porque muitos deles estão sem convívio social assíduo.


Tchau insônia! Com massagens semanais, as pessoas dormem melhor, profundamente e por mais tempo, uma vez que estão mais relaxadas. "Uma boa noite de sono melhora a saúde como um todo, jĂĄ que o corpo tem mais tempo para se recuperar de cada exercício ou qualquer esforço físico", complementa Lourdes.


Alívio de dor e agitação devido à doenças. Pode ser usada como parte do tratamento para a osteoartrite, pois ajuda a melhorar a dor e rigidez. "Além do relaxamento, a massagem ajuda "soltando" os músculos e, consequentemente, melhorando a função física ao longo de alguns meses", explica Videres. Se for realizada de maneira lenta nas costas em pacientes com Alzheimer, pode aliviar algumas das expressões de agitação que acompanham a doença.


Articulações e músculos preparados! As articulações e músculos de idosos tendem a enrijecer, o que dificulta a recuperação de lesões, pois nossa amplitude de movimento é menor. A massagem ajuda a manter os músculos, tecidos conjuntivos, articulações, tendões e ligamentos mais fluidos e ainda menos sujeitos a lesões.

Além desses benefícios, os diversos tipos de massagem possuem vĂĄrias funções e vantagens, sendo para alívio de dores e retardos de algumas doenças. "É bacana quando a pessoa mantém uma constância de uma massagem para outra, assim conseguimos fazer um tratamento mais específico e assertivo para cada caso. Atender à domicílio proporciona uma facilidade para isso", finaliza a especialista da SPA Express.



Sobre o SPA Express

De origem paraibana, a microfranquia home-based de saúde, beleza e bem-estar em domicílio se tornou uma das maiores do país com 46 operações em 40 cidades. O SPA Express foi criado em 2011 pela jovem empreendedora Luciana Piquet e passou a se expandir pelo franchising em 2014. Em 2021, a rede atendeu mais de 10 mil clientes e faturou R$ 5,2 milhões com previsão de alcançar R$ 7,6 milhões em 2022.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec