SEM I

Florianópolis encerra a Safra da Tainha 2022 neste domingo (31)

Ao longo da temporada, que será finalizada com festa e entrega de troféus na Praia do Santinho, foram capturadas quase 145 mil tainhas

Por Administrador em 27/07/2022 às 13:57:55
Fotos: Divulgação/PMF

Fotos: Divulgação/PMF

O encerramento da Safra da Tainha já tem data marcada em Florianópolis: será no próximo domingo (31), a partir das 14h, na Praia do Santinho. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura, preparou uma programação especial com celebração de missa, apresentação de boi de mamão e entrega de troféus para premiar a maior captura e os maiores lanços da temporada. Haverá ainda um café de confraternização.

Os números do Tainhômetro mostram que houve a captura de 144.727 tainhas na temporada 2022, que iniciou em 1º de maio (número atualizado em 26 de julho). Para o prefeito Topázio Neto, que deve prestigiar a programação deste domingo, o encerramento da Safra da Tainha será um momento especial para reunir os pescadores e a comunidade. "A pesca da tainha é muito mais do que uma tradição de Florianópolis, é uma atividade que movimenta a economia, o turismo e mantém viva a nossa cultura açoriana", explica o prefeito.

Secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires ressalta que a Safra da Tainha é uma importante fonte de renda para os pescadores artesanais da Capital. "Hoje, cerca de 1.500 pescadores participam diretamente da safra em Florianópolis, sem contar os ajustes. É uma atividade tradicional e principal fonte de sustento para muitos manezinhos", observa.


Premiações - Um dos destaques da programação deste domingo será a premiação dos pescadores. Na primeira categoria, o prêmio de "Maior Captura" será entregue aos pescadores da Lagoinha do Norte, que capturaram 28.765 tainhas até agora. Já os troféus de maiores lanços contemplam o Rancho no Chinho, da Barra da Lagoa, como primeiro colocado; o Rancho do Nildo, da Praia Brava, em segundo lugar; e o Rancho do Nézio e Anísio, representando a Lagoinha do Norte, em terceiro.

Na ocasião, o jornalista Raphael Polito, da NDTV, também será premiado com o troféu "Amigo do Pescador". Além disso, Douglas Márcio, jornalista da NSC TV, dá nome ao prêmio "Pescador Mais Jovem em Atividade", e estará presente na celebração. Haverá, ainda, apresentação do Boi de Mamão, às 15h30, e um café será oferecido aos participantes do evento a partir das 16h.

Para o Superintendente da Pesca, Adriano Weickert, a safra de 2022 teve saldo positivo para a comunidade. "Foi uma safra sem nenhuma ocorrência ou incidente, tanto na área da pesca, que engloba as embarcações e a pesca artesanal, quanto com a lei nº 4601/95, que, dentre as orientações, proíbe o surfe nesta época para não prejudicar os pescadores. O grupo de trabalho foi criado há cinco anos para fiscalizar esta lei, e, em vários anos, houve brigas. Em 2022, foram zeradas as ocorrências".


Programação


14h - Celebração de missa

15h - Entrega de troféus

15h30 - Apresentação do Boi de Mamão

16h - Café


Serviço


O que: encerramento da Safra da Tainha em Florianópolis

Quando: domingo, 31 de julho de 2022

Onde: Praia do Santinho, no rancho dos pescadores, em frente ao Resort Costão do Santinho.


Acesse o Tainhômetro: https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/tainha/




Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec