RG Pet CMF

Florianópolis ganha novos pontos de recarga para veículos elétricos

O Beiramar Shopping se destaca com a inauguração de 6 novos pontos de abastecimento em parceria com a WeCharge, empresa que fará a gestão dos eletropostos

Por Administrador em 29/07/2022 às 14:23:44
Fotos: Dimas Automóveis

Fotos: Dimas Automóveis

A opção pelo carro elétrico tem crescido entre os consumidores brasileiros, mas abastecer esses veículos ao longo de um dia de jornada ou durante uma viagem ainda é uma tarefa que depende de estrutura. No caso, da disponibilidade de postos de recarga, ou carregadores. Mas em Florianópolis, aos poucos, essa realidade começa a mudar.

Só no mês de julho, a cidade recebeu seis novos eletropostos, que foram inaugurados no estacionamento do Beiramar Shopping. O local, que já contava com dez carregadores, agora passa a somar 16, todos disponíveis para uso gratuito.

O Beiramar Shopping é pioneiro em vagas eletrificadas no Sul do Brasil. Os primeiros carregadores instalados ali datam de março de 2019, quando o shopping firmou uma parceria com a Porsche. No entanto, como a maioria dos fabricantes de automóveis estavam instalados em outros estados, como São Paulo, a manutenção era incipiente e precária. Agora, isso já começou a mudar.

"Com uma empresa local à frente dos eletropostos, a manutenção e os cuidados serão constantes, cumprindo com o nosso objetivo. Além disso, o Beiramar Shopping está localizado em um ponto estratégico e de fácil acesso na cidade, o que faz toda a diferença para quem tem um carro híbrido ou elétrico", explica o gerente de operações do Beiramar Shopping, Fritz Gerhard Göhring.

Os novos pontos de recarga do Beiramar Shopping são uma iniciativa da rede de eletropostos WeCharge, startup que se propõe a tornar mais acessível a infraestrutura de recarga de carros elétricos no estado. Fundada em agosto de 2021, a empresa é o novo braço de negócios do Grupo Dimas, representante exclusivo da Volvo Cars em Santa Catarina, que é a marca líder do ranking de carros elétricos no país.

Com esses 6 carregadores do Beiramar, já são 50 eletropostos da rede WeCharge espalhados por Santa Catarina. A maior parte deles está na Grande Florianópolis, em locais como hotéis, restaurantes, centros comerciais e empresariais. Até o fim do ano, a rede pretende estar com 200 carregadores em funcionamento na região Sul, entre área urbana e rodovias. Para 2024, a meta é ter 3 mil carregadores instalados.

No shopping, o uso dos carregadores está liberado para veículos elétricos de todas as marcas e montadoras. A recarga será uma cortesia do Shopping Beiramar, que além de já contar com energia renovável em todo seu espaço comercial, agora terá as emissões de CO2 da energia consumida pelos carregadores neutralizada pela WeCharge, em parceria com a Carbon Free Brasil.


Abastecer com energia

Os eletropostos são espaços de recarga para veículos elétricos - tal qual um posto de gasolina que oferece o combustível necessário para a circulação de carros a combustão. Os eletropostos fazem a mesma coisa, mas, no lugar da gasolina, fornecem energia.

Por isso, é imprescindível que eles estejam instalados em pontos estratégicos da cidade e das rodovias, o que ajuda a cumprir com a proposta sustentável. "Ao permitir um acesso mais facilitado aos eletropostos, nós nos propomos a não interferir em nada na rotina do motorista. No caso, ele vai ao shopping, ao trabalho ou a um restaurante, por exemplo, e deixa o carro carregando enquanto faz suas atividades de rotina. Não precisa mudar em nada a programação do dia, não precisa ir até um posto de gasolina só para isso. É uma quebra de paradigma que já se torna uma tendência", explica o coordenador da WeCharge, Matheus Dressler Maia, que é técnico em eletrotécnica e graduando em Engenharia Elétrica na UFSC.

Os clientes também têm a possibilidade de comprar carregadores da WeCharge para instalar em suas próprias casas ou empresas.


A rede WeCharge

A WeCharge foi criada para atender uma demanda que está em crescimento em todo o país: a aposta em veículos híbridos plug-in e elétricos. Só nos primeiros quatro meses de 2022, as vendas deste modelo avançaram 78% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

De olho nessa tendência, a WeCharge pretende facilitar o acesso à recarga a todos os proprietários de veículos híbridos e elétricos. Tudo isso é feito por meio de aplicativo.

Para o consumidor, a ferramenta disponibiliza um mapa da região onde o motorista se encontra e indica onde existem postos de recarga, os horários de funcionamento, ou se estão ocupados no momento. Depois de conectar o carro ao ponto de recarga, o motorista também consegue fazer todo o acompanhamento da recarga e é informado a respeito do valor a ser pago. O pagamento do serviço também é feito pelo aplicativo, gerando mais segurança e conveniência. Com a cobrança da recarga, ainda que simbólica, a WeCharge melhora a qualidade do serviço de recarga ao cliente e oferece um retorno ao local que paga a energia consumida pelos motoristas.



Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec