SEM I

Abrigo emergencial vai atender pessoas em situação de rua de sexta (29) a domingo (31)

Estrutura está disponível no Centro de Referência Especializado em Pessoas de Situação de Rua (Centro Pop) e funcionará das 19h às 7h

Por Administrador em 29/07/2022 às 15:06:28
Foto/Divulgacão

Foto/Divulgacão

Com a previsão de temperaturas em queda a partir das próximas horas, a Prefeitura Municipal de São José (PMSJ), por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), vai disponibilizar abrigo emergencial para proteger pessoas em situação de rua. Inicialmente, a estrutura montada no Centro de Referência Especializado em Pessoas de Situação de Rua (Pop) vai funcionar de sexta-feira (29) a domingo (31). O atendimento será realizado das 19h às 7h.

A capacidade do abrigo é para acomodar até 32 pessoas em dormitórios e acolherá os indivíduos em situação de rua a partir das 19h. No local, os acolhidos poderão tomar banho, jantar, pernoitar e terão café da manhã do dia seguinte. Os animais de estimação dos usuários também serão acolhidos.

A secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani Furtado, ressalta que as equipes já estão preparadas para acolher a população em situação de vulnerabilidade nos próximos dias. "Nestes dias também realizaremos as buscas ativas para abordar as pessoas em situação de rua e levá-las para o abrigo", explicou Rita. O trabalho contará também com o apoio da Guarda Municipal de São José.

De acordo com a diretora da Alta Complexidade, Francine Favaretto, a Secretaria de Assistência Social mantém parceria com a Organização da Sociedade Civil para execução de serviços de acolhimentos, nas modalidades de casa de passagem e casa de acolhimento, para atender a população em situação de rua. "São 85 vagas que atendem integralmente os usuários em situação de vulnerabilidade, incluindo homens, mulheres com ou sem filhos. São serviços tipificados, previstos no Sistema Único de Assistência Social", observa. Francine. "O ponto de apoio, provisório a moradores de rua durante os dias de frio intenso, atende as demandas de calamidade pública e demandas não cotidianas, que requeiram ações emergenciais do município.", completa.

O Centro POP de São José fica localizado às margens da BR-101, na Rua Camilo Veríssimo da Silva, 104, no bairro Roçado.

Segundo dados da previsão do tempo feita pela Epagri/Ciram, o município de São José terá picos de baixa temperatura com variação entre 12º e 8º graus. Além disso, é prevista também rajadas de vento que vão alcançar em média 50 km/h.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec