RG Pet CMF

São José participa do maior evento municipalista do Estado

Por Administrador em 10/08/2022 às 10:39:44
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

A Prefeitura de São José participa do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC) , promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Considerado o maior evento municipalista do Estado de Santa Catarina, o Congresso que vai até o dia 11 tem como tema a "Governança para a sustentabilidade". A programação conta com shows, debates, feiras e oficinas.

Na solenidade de abertura, o prefeito Orvino Coelho de Ávila, que preside a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) , abordou a importância do tema para todos os municípios. " Que nós gestores façamos o melhor proveito possível, que possamos aprender, modernizar porque tenho certeza absoluta que nenhum administrador do município, seja ele grande ou pequeno, tem a intenção de fazer algo errado. A máquina é muito lenta, às vezes é burocrática, melhorou mas ainda precisamos evoluir muito. A transparência passa por isso tudo. Que a gente possa fazer uso das tecnologias, em benefícios das cidades, das pessoas, que é o nosso objetivo", observou Orvino.

O tema se baseia em três eixos: eixo 1. Inovação para preparar as cidades para um futuro mais conectado, saber das tecnologias disponíveis para automatizar o trabalho, com uma gestão mais segura e conectada; eixo 2 Sustentabilidade
conhecer estratégias para manter o progresso, preservando os recursos naturais e cuidados com o meio ambiente; eixo 3. Boas práticas, uma troca de ideias para conversar e conhecer o que dá certo e movimenta a economia dos municípios de forma organizada e dentro dos padrões regulatórios, que gera mais segurança e confiança.

A palestra do historiador, doutor em história e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Leandro Karnal ,marcou o início dos trabalhos. O palestrante reforçou a importância do gestor municipal compreender o seu compromisso para com a sociedade, lembrando que deve se manter ouvinte aos anseios da população. "A função de um político é manter a calma, diante de uma sociedade fraturada, polarizada. Então é muito importante que mesmo eu tendo o meu partido, minha convicção ideológica, ou minha fé eu devo lembrar que estou ali por todos, especialmente pelo contribuinte difícil, especialmente pelo contribuinte fácil, especialmente aquele que eu não posso dar, pede aquilo que a lei proíbe que dê e que vai insistir, é este que me fará ser uma pessoa diferenciada", afirma Leandro.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec