RG Pet CMF

Dibea concretiza a adoção de oito cavalos

Outros cinco animais estão disponíveis para adoção. Projeto é realizado em parceria com a Cavalaria da PM

Por Administrador em 08/11/2022 às 20:08:48
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

Depois da adoção de oito cavalos, realizada na semana passada, a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) tem apenas mais cinco animais disponíveis para adoção, dentro do projeto articulado junto com a Cavalaria da Polícia Militar.

São cavalos vítimas de maus tratos ou que foram abandonados pelos proprietários. Recolhidos pela Dibea, os animais ficam aos cuidados da Cavalaria da PM até que se conclua o processo de adoção.


Quem tiver interesse em adotar um animal deve contatar a Diretoria de Bem-Estar Animal pelo telefone 3242-1512 ou pelo WhatsApp 99634-2260.


A partir da adoção, os novos tutores se tornam responsáveis por manter os animais saudáveis e bem tratados. Ao confirmar a adoção, o adotante assina um termo de adoção de equino, que estabelece os direitos e deveres do novo tutor para com os animais adotados.

Ao assinar o documento, o adotante se declara apto a assumir a guarda e a responsabilidade sobre o animal e confirma estar ciente de todos os cuidados que o cavalo exige, no que se refere à sua guarda, manutenção, alojamento e alimentação; e a riscos inerentes à espécie no convívio com humanos, comprometendo-se a guardá-lo e a vigiá-lo, preservando sua saúde e integridade, e a submetê-lo aos cuidados médico-veterinários, sempre que necessário.

O adotante também não pode transmitir a guarda ou negociar a posse do animal sem o conhecimento do município.

O projeto da Dibea


Em agosto de 2020, a Prefeitura de Palhoça firmou um convênio com a Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), por meio do Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria), para recolhimento de cavalos em situação de maus tratos e abandono no município.

A definição das condições em que é considerado o abandono está prevista na Lei Municipal 4.752, de 5 de agosto de 2019.

Desde o início do convênio, 126 animais foram recolhidos.

A partir do momento em que o animal é recolhido, o proprietário tem 30 dias para solicitar o resgate do animal.

Decorrido esse prazo, o cavalo estará disponível para doação. Em caso de comprovação de maus tratos, o dono também perde o direito de propriedade sobre o animal, permitindo a doação.






Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec