SEM I

Grupo Querência Açoriana é campeã nacional do Fenart

Evento realizado em Irati (PR) no fim de semana reuniu mais de sete mil tradicionalistas de todo Brasil

Por Administrador em 24/07/2023 às 17:41:08
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

O Grupo de Arte e Cultura Querência Açoriana, que representa a cidade de São José em diversos eventos e festivais para levar as danças tradicionais da cultura gaúcha e açoriana pelo Brasil, se consagrou como campeão, na categoria Danças Tradicionais Veterano, 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), realizado em Irati (PR), neste fim de semana. O evento contou com a participação de mais de sete mil pessoas e com grupos de danças do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Participaram da competição 14 casais integrantes do Grupo Querência, que tiveram que apresentar quatro danças campesinas para conquistarem o título nacional. Atualmente o grupo josefense constituído por, aproximadamente, 90 dançarinos, cinco músicos, dois instrutores e coordenadores. O grupo já foi campeão de diferentes festivais do Sul do país, entre eles, o Fecart (Grupos de SC), e o Festival Nacional de Cultura Gaúcha (Grupos de SC e RS). É também, o atual campeão na categoria veterana, do Rodeio Internacional de Vacaria, um dos mais importantes eventos tradicionalistas. Além disso, os integrantes já participaram de apresentações no Paraguai, Portugal, Peru e França.

A conselheira fiscal do grupo, Maria Beatriz Brustolin Giaretta, salienta a parceria que o grupo tem com a Prefeitura de São José, que em diversas oportunidades, já participou de algumas edições da Feira da Freguesia para expor, por exemplo, pratos típicos destas culturas. O Grupo de Arte e Cultura Querência Açoriana, também realiza ensaios com o apoio da Prefeitura na sede do Centro de Atenção a Terceira Idade (CATI).

O presidente do Grupo Querência, Fernando Evangelista Vargas, lembra que o grupo foi fundado em 2013, e é composto por músicos, declamadores e dançarinos que se reuniram para promover o folclore do sul do Brasil através da arte da dança, música, costumes, trajes e gastronomia típica.

"Temos muito orgulho do grupo pela dedicação e união que vem mostrando nos palcos desta linda tradição. Este orgulho é ainda maior por poder ter presenciado o início deste trabalho e crescimento exponencial alcançado, sendo hoje um nome consolidado entre os favoritos em todas as competições que participam sempre levando o nome da nossa São José aos mais diversos recantos do Sul do país", comenta a secretária de Assistência Social, Rita de Cassia Faversani, que já participou de eventos competitivos de dança pelo grupo.





Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec