SEM I

Obra da ETE Potecas avança em ritmo acelerado em São Jos√©

Por Administrador em 09/11/2023 às 18:29:35
Fotos: Acervo CASAN

Fotos: Acervo CASAN

As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Potecas seguem em ritmo acelerado em São José. O foco atual das atividades da CASAN (Companhia Catarinense de √Āguas e Saneamento) est√° no assentamento dos chamados Tanques de Aeração. Esses tanques fornecem oxig√™nio para o esgoto, estimulando a presença de bactérias digestoras de matéria org√Ęnica no tratamento. A previsão é que a ETE seja inaugurada no segundo semestre de 2024.

A ETE Potecas ter√° capacidade de vazão média de 600 L/s na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a capacidade atual de 423 L/s. Na segunda etapa, serão 800 L/s. O projeto também considerou o crescimento populacional de São José, quarto maior município em população do estado. Assim, a ETE foi dimensionada considerando uma população de 328.494 habitantes para a primeira etapa do projeto e 437.992 habitantes na segunda etapa. O investimento total previsto da CASAN é de R$ 270 milhões.

A Estação foi construída na década de 1980 e opera com o processo de tratamento por lagoas de estabilização. Esse processo, que gera mau odor e tem uma capacidade de tratamento mais limitada, ser√° substituído com a nova ETE. Agora, o tratamento passar√° a ser feito com sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo. Com isso, a ETE vai garantir a alta pureza do efluente final tratado e mais qualidade de vida para a população local.


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec