Operação Cartage para reprimir o tr√°fico transnacional de drogas √© realizada em Santa Catarina

Por Administrador em 21/11/2023 às 14:46:19
Foto/PMSC

Foto/PMSC

A Pol√≠cia Militar de Santa Catarina (PMSC) efetuou um apoio para a Pol√≠cia Federal (PF) e Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal (PRF) durante a operação Cartage desencadeada na manhã desta terça-feira, 21. Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 29 mandados de prisão nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou outras 15 medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico dos investigados; o sequestro de 21 imóveis e 39 ve√≠culos; e o bloqueio de contas banc√°rias de 51 pessoas f√≠sicas e jur√≠dicas.

Em Santa Catarina, as operações foram realizadas nas cidades de Palhoça, São José e Imbituba, na região da Grande Florianópolis, e em Xanxer√™, no Oeste catarinense. A PMSC destaca que essas atuações interag√™ncias concilia interesses e coordena esforços entre as esferas nacional e estadual para a garantia de bons resultados.

As investigações foram iniciadas no ano de 2021, a partir de uma apreensão de cerca de 24 toneladas de maconha. A partir da√≠, foram dois anos de trabalho integrado entre as forças de segurança que resultaram na prisão de oito pessoas e a apreensão de cerca de 100 toneladas de maconha.

Foi apurado que a droga ingressava no pa√≠s pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Após essa internalização, toda a carga era trazida para Santa Catarina, na região da grande Florianópolis, onde era armazenada.

Os investigados responderão pelos crimes de tr√°fico transnacional de drogas; organização criminosa; tr√°fico de armas; e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.

Além das cidades catarinenses, a operação cumpriu mandados nas cidades de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.


Balanço da Operação Cartage PF – PRF

  • Foram cerca de 150 policiais envolvidos
  • Das 27 prisões previstas foram efetuadas 25
  • Todos os 29 mandados de busca e apreensão foram cumpridos
  • 18 armas foram apreendidas, entre elas; armas de grosso calibre, fuzis, pistolas e munições
  • Apreendido cerca de 500 mil reais em espécie (montante ainda sendo contabilizado)
  • Apreensão de 30 ve√≠culos; entre carros, caminhões, motos e ve√≠culos de luxo
  • O total geral da operação é estimado em 30 milhões reais


Cumprimento dos mandados fora do estado de Santa Catarina

RS – Porto Alegre: Cumprido um mandado de busca e efetuada uma prisão

MS – Ponta Porã: Cumprido um mandado de busca e efetuadas duas prisões

RN – Mossoró: Cumprido um mandado de busca e efetuada uma prisão

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec