SEM I

CASAN prev√™ a visitação de mais de 11 mil resid√™ncias pr√≥ximas à nova ETE potecas em São Jos√©

Por Administrador em 28/11/2023 às 14:18:36
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

A CASAN j√° visitou mais de mil casas nos bairros próximos às obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas, em São José. O trabalho socioambiental prev√™ a visitação de mais de 11 mil resid√™ncias.

O objetivo é orientar os moradores sobre a ampliação e modernização da ETE Potecas. O projeto também busca informar associações, instituições de sa√ļde e educação sobre os avanços dessa que ser√° uma das maiores ETEs de Santa Catarina.

O trabalho é realizado por profissionais da empresa ANX Engenharia e Arqueologia, que atua a serviço da CASAN. Uma equipe formada por uma Assistente Social, um Técnico de Saneamento e um estagi√°rio de Engenharia Sanit√°ria e Ambiental visitam as casas devidamente identificados com camiseta da Companhia e crach√°.

"Buscamos estabelecer um canal direto de comunicação com os moradores locais, permitindo que sejam compartilhadas informações essenciais sobre a relev√Ęncia do saneamento b√°sico e os benef√≠cios que a nova ETE Potecas trar√° para a comunidade. As visitas buscam também ouvir as preocupações e sugestões da comunidade, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas necessidades consideradas.", explica Nathyele Mac√™do, Assistente Social que realiza as visitas.


Nova ETE Potecas

Com o investimento total previsto de R$270 milhões, a ETE Potecas vai substituir as lagoas de estabilização com tecnologia avançada.

O sistema atual tem a capacidade de vazão média de depuração de 423 L/s. Com a conclusão da obra a nova ETE ter√° capacidade de vazão média, na primeira etapa, de 600 L/s, cerca de 42% a mais do que a capacidade atual. Na segunda etapa, serão 800 L/s de esgoto tratado.

Com a inauguração do ETE Potecas, prevista para o segundo semestre de 2024, o tratamento passar√° a ser feito com sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo. A nova tecnologia vai garantir a alta pureza do efluente final tratado e mais qualidade de vida para a população local.

Ana Alice Marques, moradora do bairro Real Parque h√° mais de 22 anos, conversou com a equipe sobre o mau cheiro na região e aprovou a novidade. "A gente tem esperança que mude, que saia esse mau cheiro, que a população que mora mais perto se livre disso, porque a gente sofre muito. Acho que com essa obra vai melhorar, e bastante, o pessoal agradece." disse a moradora.


Bairros visitados

As visitas j√° foram realizadas nos bairros Potecas, Alto Potecas e Alto Forquilhas. Atualmente as equipes estão atuando no Bairro Real Parque, e o bairro Ipiranga ser√° o próximo a receber os profissionais. Os loteamentos Ciniro Martins, Caminho das Flores, Alta Vista, Altos de Potecas e Recanto na Natureza também receberão as orientações.

A equipe também busca a interação com a comunidade por meio de projetos em escolas, Unidades B√°sicas de Sa√ļde, Centro de Refer√™ncia de Assist√™ncia Social e associações dos bairros da região.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec