Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tempo em SC

Chuvas em SC: Jaraguá do Sul supera 140 mm em 24 horas, ultrapassando a média esperada para o mês


Foto: Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Jaraguá do Sul

O último final de semana de abril foi marcado por fortes chuvas em diversas regiões de Santa Catarina, em especial entre o Grande Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde a chuva ocorreu, por vezes, de forma intensa, acompanhada de temporais, raios e rajadas de vento.

De acordo com a equipe de Monitoramento e Alerta da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), Jaraguá do Sul foi o município que registrou os maiores acumulados de precipitação, nas últimas 24 horas os volumes ultrapassaram a casa dos 140 mm, representando um pouco mais do volume esperado para o mês de abril na região.

A SDC havia emitido um Aviso de Observação no domingo, 28, o risco estava se apresentando como moderado para praticamente toda Santa Catarina, com exceção de partes do Planalto Norte, Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí que estavam com risco baixo. Entretanto, o sistema de chuva intensa acabou se confirmando um pouco mais ao norte do que os modelos estavam prevendo. A SDC através do serviço Nowcasting, acompanhou o deslocamento da frente fria através do Monitoramento e envio de Alertas Meteorológicos. Além disso, os radares meteorológicos de Chapecó e Lontas identificaram o deslocamento de intensas células de tempestade sobre a região de Ponte Serrada, no Oeste catarinense, e sobre a região de Jaraguá do Sul, no Litoral Norte.

Foto: Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê.Imagens das ocorrências em função dos altos acumulados de chuva em curto período de tempo na tarde do domingo (28) em Ponte Serrada.

Conforme dados do relatório emitido na manhã desta segunda-feira, 29, pela Diretoria de Gestão de Desastres da SDC, até o momento, nove municípios registraram alterações, não ocorreram registros de danos humanos, não foram solicitados itens de assistência humanitária e não há decretos de situação de emergência por parte dos municípios atingidos.

Cabe ressaltar que os dados coletados para o relatório são provenientes de informações das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil e das Agências do Grupo de Ações Coordenadas do Estado de Santa Catarina. O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) está operando em nível amarelo, MONITORAMENTO INTENSIFICADO para acompanhamento do cenário meteorológico com riscos associados.

Atualização das ocorrências nos municípios:

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!