ALESC 10-05 08-06

São JosĂ©: Construção de muro de contenção garantirĂĄ mais segurança no Bairro São Luiz

Obra prevĂȘ tambĂ©m revitalização da Travessa Osmar LĂșcio com pavimento em concreto

Por Administrador em 15/05/2024 às 14:51:52
Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, estĂĄ construindo um muro de contenção na esquina da Travessa Osmar LĂșcio com a Rua Manoel Porto Filho, localizada no bairro São Luiz, mais conhecido como "Morro do AvaĂ­". A obra que teve inĂ­cio na semana passada estĂĄ acontecendo para dar mais segurança aos moradores da região e das pessoas que passam pela ĂĄrea.

Devido ao perĂ­odo de chuvas, a Travessa Osmar LĂșcio começou a ceder, comprometendo uma casa abaixo e colocando em risco mais 18 residĂȘncias em sua extensão. A intervenção começou com a construção do muro de contenção com pedra argamassada e com a instalação de drenagem e geomanta (sistema utilizado na proteção do solo contra intempéries em ĂĄreas sujeitas à erosão). Depois serĂĄ revitalizada toda extensão de 203 metros lineares da Osmar LĂșcio.

A estrutura do muro de contenção terĂĄ 600 metros cĂșbicos de concreto e uma altura que varia de 2 metros, no ponto mais baixo, até 12 metros. Além da obra, serão instaladas também mais de 70 vĂĄlvulas de cano tipo "barbacã", para escoamento de ĂĄguas. A previsão é de que as intervenções, nesse ponto, sejam finalizadas até o final do mĂȘs de junho.

"Essa intervenção é essencial para minimizar os riscos de deslizamentos e outros incidentes relacionados à topografia da região, proporcionando uma maior estabilidade ao solo e preservando a integridade da via. Além disso, a conclusão bem-sucedida dessas obras contribuirĂĄ para a melhoria da mobilidade urbana e a valorização do espaço pĂșblico, promovendo um ambiente mais seguro e adequado para a comunidade local", destacou o secretĂĄrio de Infraestrutura, JĂșlio Cézar da Silva.

O secretĂĄrio reforça que o muro servirĂĄ como uma estrutura de estabilização do talude, evitando a movimentação do solo e garantindo que a sapata da edificação no topo do barranco mantenha-se estĂĄvel. O muro terĂĄ 40 metros de comprimento e de 2 a 12 metros de altura.

Após a conclusão desta etapa, de acordo com o engenheiro fiscal da Infraestrutura, Jairo Souza Cunha, serĂĄ iniciada a revitalização da Travessa Osmar LĂșcio, com uma pavimentação em concreto para assegurar mais segurança aos motoristas e pedestres da via. A previsão para conclusão desta etapa é de oito a nove semanas, dependendo do perĂ­odo de chuvas.


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec