ALESC 10-05 08-06

Festa Nacional do Pinhão acontece de 24 de maio a 2 de junho

Por Administrador em 15/05/2024 às 17:13:14
Superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, realeza e músicos tradicionalistas. - FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, realeza e músicos tradicionalistas. - FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A sessão ordinária desta terça-feira (14) foi interrompida para a divulgação da 34ª edição da Festa Nacional do Pinhão, que acontece de 24 de maio a 2 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages. O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, e a realeza da festa utilizaram o espaço do Parlamento para convidar toda a população catarinense para o evento.

Além da gastronomia típica, a festa conta com diversos shows locais e nacionais. No entanto, segundo Ronconi, a principal atração do evento é "a hospitalidade e o calor humano do povo lageano", que neste ano espera receber público de 350 mil pessoas.

"Eu sei a importância da festa para nossa cultura e para nossa tradição, para que as novas gerações mantenham viva essa chama. A chama que começa em abril, em uma sapecada, com grimpa aos pés de um pinheiro, e permanece viva ao longo do inverno rigoroso", disse Lucas Neves (Podemos), proponente da suspensão.

Também se manifestaram os deputados da Bancada da Serra, Marcius Machado (PL) e Mário Motta (PSD). Segundo Machado, o evento celebra essa "semente que congrega e agrega famílias ao redor de uma sapecada, em torno de uma paçoca de pinhão". Já Motta disse que a festa ajuda "a traduzir o carinho do povo de Santa Catarina pelos irmãos gaúchos, cultivando ainda mais a sua tradição."

A programação completa e compra de ingressos pode ser feita no site da Festa do Pinhão. (link: https://www.festadopinhao.com/)


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec