ALESC 10-05 08-06

Pol√≠cia Cient√≠fica participa de ação para emitir documento de identidade à população em situação de rua e ind√≠genas

Por Administrador em 15/05/2024 às 17:28:58
Foto: Tiago Ghizoni / SECOM

Foto: Tiago Ghizoni / SECOM

Uma ação que mobiliza v√°rios órgãos e instituições conta com o apoio da Polícia Científica de Santa Catarina. É o Registre-se!, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria Nacional de Justiça, que mobiliza as Justiças Estadual e Federal, em parceria com outras 26 instituições e organizações da sociedade civil.

Na pr√°tica serão oferecidos serviços de cidadania para as populações vulner√°veis e assim ampliar o acesso à documentação civil b√°sica a todos, além de permitir a regularização de documentos pessoais. O Registre-se! é focado na população indígena, pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional, sem prejuízo do atendimento aos demais segmentos da população socialmente vulner√°vel.

Nesta edição, a Polícia Científica de Santa Catarina ir√° emitir documentos de identidade para moradores em situação de rua. A ação ser√° realizada no complexo esportivo do Instituto Estadual de Educação (IEE), no Centro de Florianópolis até 17 de maio. Além disso disso a PCI também vai atuar na confecção da identidade dos indígenas das aldeias de Major Gercino e Morro dos Cavalos. A expectativa da PCISC é emitir cerca de 500 documentos nesta edição.

Para a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, esse tipo de ação garante o acesso a direitos b√°sicos do cidadão. "Ter a carteira de identidade é um direito de todos e essa ação vem para garantir o acesso gratuito e facilitado a esse documento para os indígenas e moradores de rua. Com isso a gente garante o acesso a direitos fundamentais", destacou a perita-geral Andressa.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec