Garotas Acompanhantes de Goias
SEM I

Governo do Estado de SC inaugura sala de espera, entrega mamógrafo e qualifica atendimento de pacientes e acompanhantes na Maternidade Carmela Dutra

Por Administrador em 17/05/2024 às 12:49:13
Fotos: Roberto Zacarias/Secom

Fotos: Roberto Zacarias/Secom

Mais conforto, segurança e acolhimento para pacientes e acompanhantes na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis. O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, inauguraram nesta sexta-feira, 17, a sala de espera da unidade. Agora, não é mais preciso aguardar pelo atendimento na parte externa. A conquista soma-se a outra importante ação na área da prevenção em saúde, com a aquisição de um novo mamógrafo digital, de última geração, que vai permitir ampliar a realização de exames.

"Eu estou muito feliz de estar hoje aqui na Carmela Dutra. Aqui é um equipamento de saúde histórico onde nasceram milhares e milhares de catarinenses. O que estamos fazendo aqui hoje, com uma nova sala de espera, um novo mamógrafo é cuidar do nosso povo com mais qualidade e conforto", disse governador Jorginho Mello.

Fotos: Roberto Zacarias/Secom

A nova sala de espera possui 105 metros quadrados e terá capacidade para cerca de 60 pessoas. O ambiente irá qualificar o acolhimento aos pacientes e acompanhantes, com cadeiras, fraldário, banheiros masculinos, femininos e adaptados para pessoas com deficiência. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 735 mil.

O mamógrafo digital com tomossíntese reduz o tempo do exame e a exposição à radiação. Com isso além de dar maior segurança às pacientes será possível dobrar o número de exames realizados por dia. Atualmente a média é 26 e será possível realizar cerca de 50 exames.

"Os desafios são grandes e temos conquistas a cada dia. Esse espaço traz segurança para o paciente, aquela tenda ali na frente em nada combinava com a nossa Carmela Dutra, com o atendimento de qualidade que aqui realizamos. Vamos continuar no dia a dia avançando, reforça a secretária Carmen Zanotto.

Construção em tempo recorde

A nova sala de espera teve sua construção iniciada no início de fevereiro deste ano e foi concluída em tempo recorde, por meio da adoção de um sistema construtivo pré-fabricado com blocos modulares montados no local. As peças, fabricadas com placas de fibras de madeira mineralizadas, oferecem isolamento acústico e térmico, resistência ao fogo, à umidade e à infestação de pragas, garantindo durabilidade e segurança.

"Não é apenas uma sala de espera, é o olhar, o compromisso do governo do Estado em melhorar a vida de cada mulher e criança aqui em Santa Catarina. Nossos índices de satisfação em atendimento chegam a 99% e o ponto frágil sempre foi a estrutura e hoje estamos transformando isso" afirma o diretor Gilberto Seeman.

Além da nova sala de espera, e do mamógrafo, diversas outras iniciativas têm sido implementadas. Entre elas a ampliação do Banco de Leite Humano e Lactário, melhorias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal, construção de novo abrigo de resíduos, reforma do Centro Obstétrico.

A Maternidade Carmela Dutra, completa em julho, 69 anos de história e cuidado com a saúde da mulher e do recém-nascido. A primeira maternidade pública de Santa Catarina, realiza em média 300 nascimentos por mês. Ao longo do tempo, a Carmela Dutra tornou-se símbolo de quem nasceu na Ilha de Santa Catarina.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec