Garotas Acompanhantes de Goias
SEM I

Mandata Bem Viver propõe espaços de cuidado na Câmara Municipal de Florianópolis para facilitar participação das mulheres na pol√≠tica

Por Administrador em 06/06/2024 às 14:24:53

A Mandata Bem Viver (PSOL) protocolou o PR 2.835/24, que institui o projeto "Espaços de cuidado no parlamento", que estabelece a instalação de salas de cuidado para crianças na Câmara Municipal de Florianópolis.

Na justificativa da matéria, a Mandata Bem Viver aponta para a falta de acessibilidade para mulheres exercerem cargos políticos, um ofício predominantemente masculino no Brasil, seja por discriminação dos atores que controlam o acesso aos recursos necess√°rios à obtenção de √™xito eleitoral ou mesmo do próprio eleitorado, seja por falta de ferramentas que viabilizem as tarefas de cuidado das quais as mulheres são as principais respons√°veis.

Motivadas pelo aumento da representação de mulheres nesta legislatura na capital catarinense, a Mandata busca, com essa proposição, tornar a Câmara Municipal mais acessível e mais sensível às questões de g√™nero.

"De acordo com a União Interparlamentar, um parlamento sensível ao g√™nero é aquele que responde às necessidades e interesses tanto dos homens quanto das mulheres em suas estruturas, operações, métodos e trabalho. Parlamentos sensíveis ao g√™nero eliminam obst√°culos à participação plena das mulheres e servem de exemplo ou modelo positivo para a sociedade como um todo." Explicam as covereadoras na proposição.

As autoras ainda apontam que j√° existem espaços públicos com espaços de cuidado em funcionamento, como é o caso dos espaços de acolhimento existentes nas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e em subseções em Santos/SP; Guarapuava/PR; C√°ceres/MT e Santo Amaro/SP.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec