A Mandata Bem Viver (PSOL) protocolou o PR 2.835/24, que institui o projeto "Espaços de cuidado no parlamento", que estabelece a instalação de salas de cuidado para crianças na Câmara Municipal de Florianópolis.
Na justificativa da matéria, a Mandata Bem Viver aponta para a falta de acessibilidade para mulheres exercerem cargos políticos, um ofício predominantemente masculino no Brasil, seja por discriminação dos atores que controlam o acesso aos recursos necessários à obtenção de êxito eleitoral ou mesmo do próprio eleitorado, seja por falta de ferramentas que viabilizem as tarefas de cuidado das quais as mulheres são as principais responsáveis.
Motivadas pelo aumento da representação de mulheres nesta legislatura na capital catarinense, a Mandata busca, com essa proposição, tornar a Câmara Municipal mais acessível e mais sensível às questões de gênero.
"De acordo com a União Interparlamentar, um parlamento sensível ao gênero é aquele que responde às necessidades e interesses tanto dos homens quanto das mulheres em suas estruturas, operações, métodos e trabalho. Parlamentos sensíveis ao gênero eliminam obstáculos à participação plena das mulheres e servem de exemplo ou modelo positivo para a sociedade como um todo." Explicam as covereadoras na proposição.
As autoras ainda apontam que já existem espaços públicos com espaços de cuidado em funcionamento, como é o caso dos espaços de acolhimento existentes nas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e em subseções em Santos/SP; Guarapuava/PR; Cáceres/MT e Santo Amaro/SP.