Garotas Acompanhantes de Goias

SEM I

Florianópolis instaura comit√™ para novo Plano Municipal de Redução de Riscos de deslizamentos, em parceria com a UFSC

√öltima atualização do estudo foi h√° 10 anos

Por Administrador em 05/07/2024 às 17:40:17
Foto: Allan Carvalho/PMF

Foto: Allan Carvalho/PMF

A Prefeitura de Florianópolis lançou hoje o comit√™ de atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O estudo é em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é focado nas √°reas de possíveis deslizamentos, por ser o evento que oferece maior perigo de vida à população. Por meio da Defesa Civil de Florianópolis, Secretaria Municipal de Planejamento e Intelig√™ncia Urbana (SMPIU) e Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SMHDU). O objetivo da atualização é verificar se as medidas preventivas propostas no plano anterior foram eficientes e se h√° novos setores de risco, considerando a dinâmica de ocupação da cidade.

O estudo une os profissionais e servidores da Prefeitura de Florianópolis, em conjunto com professores e pesquisadores dos cursos de geologia, geografia e do programa de pós-graduação em desastres naturais. No plano é feita a caracterização das √°reas ocupadas e a identificação dos riscos associados a deslizamentos. O mapa de setores de risco resultante do novo PMRR pode ser utilizado nas políticas específicas do Plano Diretor de Florianópolis. Além disso, a exposição de cada casa ao risco é diferente, e um conjunto de casas com riscos parecidos são reunidas em setores de mesma classificação.

Tudo isso para aprimorar os conhecimentos e a prevenção do município contra desastres. Sabendo quais ações são necess√°rias, o município tem condições de realizar programas, elencar setores priorit√°rios para serem atendidos, estimando os custos. A partir do estudo, ser√° possível perceber quais mudanças Florianópolis teve mudanças em suas características.

"Percebemos a importância desta atualização e estudos com tudo que aconteceu no Rio Grande do Sul nos últimos meses", ressalta o prefeito de Florianópolis, Top√°zio Neto. "É extremamente importante que possamos conhecer as necessidades do município para trabalhar com políticas de prevenção de desastres".

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec