Garotas Acompanhantes de Goias

SEM I

Espaço Cultural Cruz e Sousa recebe exposição de esculturas "7 cavalos" até o dia 18 de Julho

Por Administrador em 09/07/2024 às 19:29:48
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

"Desde os primórdios, nas batalhas, nas lutas, para alimento, para tudo se usava os cavalos". Essa presença dos animais na história da humanidade é a inspiração para a exposição "7 cavalos", do artista Osnaldo Oliveira, que está aberta à visitação no Espaço Cultural Cruz e Sousa, até dia 18.

A mostra é composta por esculturas em diferentes tamanhos feitas a base de sucata de ferro, aço e inox, modeladas com solda elétrica sobre sucata. Originalmente eram sete obras selecionadas. No entanto, inspirado no animal que ficou preso em um telhado à espera de resgate durante as enchentes do Rio Grande do Sul, o escultor incluiu na exposição a obra "cavalo caramelo".

De acordo com o escultor, a sobrevivência e resgate do animal é uma "história incrível", que o emocionou e o levou a compor a peça que ocupa o centro da montagem. Além disso, Osnaldo foi inspirado por uma poesia sobre o resgate do "cavalo caramelo" feita por uma de suas clientes. O texto foi declamado na abertura da exposição nesta terça-feira (2).


O artista
Escultor autodidata, Osnaldo Oliveira é referência no sul do país em esculturas monumentais em ferro, sucata e aço inox. Especialista em técnicas escultóricas em modelagem e fundição, foi convidado a representar o Brasil na 2ª Exposição Contemporânea na Galeria Adamastor, em Lagoa de Óbidos, Portugal, em 2007.

Além disso, foi premiado por relevância de trajetória artística pela Lei Aldir Blanc em 2020. Já em 2023, recebeu o título de Mestre Artesão, do Governo do Estado de Santa Catarina.

Artista Osnaldo Oliveira, visitantes e servidores da casa. - Foto: Vicente Schmitt/Agência AL


Apresentação musical na abertura da exposição - Foto: Vicente Schmitt/Agência AL


Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec