Garotas Acompanhantes de Goias

SEM I

Em reunião no Ministério da Economia de Portugal, Jorginho Mello recebe confirmação de missão oficial portuguesa para Santa Catarina

Por Administrador em 10/07/2024 às 14:13:02
Foto: João Paulo Gomes Vieira / SECOM

Foto: João Paulo Gomes Vieira / SECOM

A comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello teve uma reunião na última terça-feira, 9, com o Ministro da Economia português, Pedro Reis. O encontro tratou da retomada de um acordo na modernização dos processos administrativos do setor público e na promoção do desenvolvimento econômico sustentável entre Santa Catarina e Portugal. Da audiência, o governador saiu com a confirmação de uma missão portuguesa ao Brasil, que virá ao país no primeiro voo direto da TAP entre Lisboa e Florianópolis, para novos avanços.

"Nós estamos reativando esse protocolo que já existia de Santa Catarina, que foi abandonado. Nós estamos retomando esse protocolo como um guarda-chuva para tratar de muitos assuntos, que temos em comum com Portugal. O setor produtivo, o turismo, enfim, a economia, a tecnologia", explicou o governador Jorginho Mello, que acrescentou: "Então já ficou praticamente agendado para quando iniciar o voo da TAP, dia 3 de setembro, a gente vai receber uma comitiva portuguesa e fazer uma agenda interessante para eles em Santa Catarina. Com essa comitiva de Portugal, do ministro da Economia, Pedro Reis, vamos iniciar tratativas de negócios e investimentos entre Santa Catarina e Portugal", finalizou o governador.

O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, ficou responsável por elaborar a agenda de trabalho da missão portuguesa a Santa Catarina, no segundo semestre deste ano. A reunião foi considerada um importante avanço. A última tentativa catarinense desse acordo de cooperação com o país havia sido em 2011. As conversas foram retomadas em 2023 e já renderam desde então o voo direto com a Europa além dessa nova confirmação, a ida de uma comitiva ao Brasil.

"Ao longo da minha vida, fui muitas vezes ao Brasil, tenho lá muitos amigos. Também fiz um estágio a certa altura profissional no Paraná, na Klabin. Portanto, conheço bem o país e tenho bem consciência do potencial que esse voo da TAP está por fazer e também da força, em particular do pulmão industrial e tecnológico de Santa Catarina", explicou o ministro Pedro Reis.

A comitiva catarinense também visitou o Centro Operacional 112 Sul, em Oeiras, cidade próxima a Lisboa, em Portugal. No local, está instalada uma central telefônica que abrange em um único canal o atendimento de todas as forças de segurança. A intenção da visita é espelhar o modelo em Santa Catarina, trazendo mais agilidade e eficácia para quem buscar auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu.

"Essa convergência evita erros. Eles recebem, filtram e o próprio sistema já direciona para quem tem que tomar providências. Os nossos técnicos vão discutir com eles para que a gente possa aprender a captar essa experiência pra que a gente consiga em Santa Catarina atender ainda melhor as pessoas que precisam de socorro. A grande diferença deles é que eles têm um único número, o 112", comentou o governador Jorginho Mello.

"Testemunhamos de como a central está disposta. A inteligência artificial, os sistemas e a metodologia que usam dão celeridade no atendimento às pessoas que telefonam para esse número único. Foi uma visita promissora, extremamente importante para verificarmos uma realidade de um país que tem um dos sistemas mais desenvolvidos e que queremos adotar em Santa Catarina", destacou o secretário adjunto, que responde pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec