Garotas Acompanhantes de Goias

SEM I

Câncer de Mama: 2¬™ Roda de Conversa da Escola do Legislativo aborda sobre prevenção e reconstrução

Por Administrador em 10/07/2024 às 15:20:02
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ocorreu nesta última quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Vereadores, a 2¬™ Roda de Conversas da Escola do Legislativo, com enfoque especial na divulgação da importância da conscientização do Câncer de Mama, promovendo, também, a reconstrução areolar.

Destacando a tem√°tica além do m√™s de outubro – conhecido como o Outubro Rosa –, o momento deu continuidade à 1¬ļ Roda de Conversa realizada dentro da Casa Legislativa em abril deste ano. Na ocasião, estiveram presentes especialistas da √°rea e mulheres que venceram o Câncer, que abordaram sobre a necessidade de continuar trazendo o tema à tona com maior frequ√™ncia, tendo em vista que tal atitude pode promover maior conhecimento e prevenção da doença, chamando atenção para a pauta.

Mastologista, o Doutor Carlos Breda alegou que o evento é necess√°rio para acolher e esclarecer dúvidas relacionadas à tem√°tica, mostrando à população como é necess√°rio debater sobre o assunto durante o ano todo.

"O Câncer de Mama não acontece só em outubro. Em outubro, vemos um aumento da circulação de informação a respeito do tema, mas é importante debatermos esse tema a todo o momento. O que foi discutido aqui hoje, foram ações que podem ou que devem ser implementadas fora desse período do Outubro Rosa. Falou-se sobre o aumento do número de mamografias, o acesso aos pacientes, biópsias, exames, além dos 60 dias", disse.

Segundo a Especialista em Reconstrução Areolar, Louise Freccia, que j√° ajudou diversas mulheres no processo da doença, a 1¬™ Roda de Conversas foi um sucesso, e a 2¬™ veio para desenvolver iniciativas necess√°rias à tem√°tica. "É um tema muito importante, porque a reconstrução areolar é a finalização do trabalho, tanto do mastologista, quanto do cirurgião pl√°stico. É muito importante, depois que a mulher faz a reconstrução, se reconhecer novamente como mulher. Além do corpo físico, a autoimagem do corpo físico e da feminilidade construída é essencial", destaca ela.

Trazendo sua história pessoal, Tatiana descobriu, h√° 10 anos atr√°s, a doença. Após passar por todo o processo, ela assegura que a reconstrução areolar trouxe de volta sua autoestima, e foi a Especialista Louise que a convenceu a realizar o procedimento.

"Passei por esse processo aos 35 anos, logo após desmamar um filho com 1 ano e 2 meses. Eu descobri, sozinha, com uma dor no braço. Sempre fui uma pessoa que cuidou muito da saúde, do meu bem-estar. É importante voc√™ se conhecer, conhecer seu corpo. Comecei a sentir uma dor bem desconfortante no braço, que não tinha nada a ver com o seio. Fui ao médico, e ele disse que eu não tinha nada. E eu, com minha persist√™ncia fui diagnosticada. Foi uma equipe fant√°stica que me ajudou em todos os momentos, com profissionalismo e humanidade. Nesse momento, precisamos muito de carinho e de apoio. Graças a Deus, fui abençoada com isso. Quem me deu uma aréola, que fez eu me sentir uma pessoa maravilhosa, foi a Louise, com esse projeto maravilhoso. Ela que me convenceu a fazer. São processos que passam para o bem-estar futuro. L√° no fundo, temos a sobreviv√™ncia".

Na tarde de conversas foi abordado, também, a respeito de um Projeto voltado às reconstruções mam√°rias, encaminhado à Secretaria de Saúde. O programa de reconstrução areolar visa coroar o final do tratamento, trazendo a sensação de completude. Para o Presidente da Escola do Legislativo, vereador Claudinei Marques, foi notório o interesse da população sobre o assunto. Ele ainda afirma que outras Rodas de Conversa ainda serão realizadas.

"As pessoas t√™m interesse no assunto. As perguntas são feitas, e as pessoas que estão assistindo de casa também acabam sendo supridas nas necessidades de suas dúvidas, mesmo sem estar no local. Nós vamos fazer v√°rias outras rodas de conversa, porque quando queremos ajudar, temos que trazer o assunto à baila. Quando queremos que aquilo seja levado adiante, temos que colocar diante do Poder Público. Acho que a Câmara de Vereadores est√° de parabéns em trazer esse assunto para dentro dessa Casa, porque tenho certeza de que estaremos contribuindo para com aquelas mulheres que hoje sofrem e enfrentam a doença do Câncer de Mama. A construção areolar é a autoestima da mulher, quando se faz a reconstrução mam√°ria, traz de volta a alegria. Nós vimos, aqui, uma senhora alegre e feliz em dizer que a reconstrução mam√°ria trouxe para ela, novamente, a alegria e a felicidade. Estamos todos de parabéns", concluiu.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec