É com profundo pesar e consternação que o Comando-Geral da PolĂcia Militar de Santa Catarina (PMSC) manifesta suas condolĂȘncias pelo falecimento do 3° sargento Davi Appel da Silva, de 37 anos, que pertence ao 9Âș Batalhão de PolĂcia Militar (CriciĂșma), quando foi assassinado por um criminoso durante abordagem policial militar nesta terça-feira, 3.
Expressamos nossa solidariedade e sentidas condolĂȘncias aos familiares, amigos e colegas de farda do policial, reconhecendo o imensurĂĄvel sacrifĂcio e dedicação deste herói em servir e proteger a sociedade. Sua coragem e comprometimento com o dever serão lembrados e honrados por todos nós.
Neste momento de luto e dor, estendemos nossos mais sinceros sentimentos, enaltecendo a valentia e abnegação de todos os membros da corporação policial militar que diariamente arriscam suas vidas na nobre missão de preservar a ordem pĂșblica.
Que a memória e o legado do referido policial militar permaneçam como inspiração e exemplo para todos nós. E que a justiça prevaleça.
Por fim, enaltecendo o valor deste herói, destaco um trecho da canção da PMSC:
"Jamais sejam por nós esquecidos".
(Letra e mĂșsica tenente-coronel PMSC Roberto Kel)
DETERMINO ainda que, a partir do dia de hoje, 3, terça-feira, as insĂgnias dos Comandantes das OPMs da PolĂcia Militar de Santa Catarina, por 3 (trĂȘs) dias, permaneçam a meio mastro. As bandeiras Nacional e de Santa Catarina permanecerão hasteadas normalmente na forma regulamentar.
AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA
Coronel PM Comandante-Geral da PMSC
DESCRIÇÃO DOS FATOS
OcorrĂȘncia - 9° BPM – CRICIĂMA
No dia 03/09/2024, por volta das 11h50, na Rua Rodrigues Alves, Bairro Michel, em CriciĂșma, ocorreu o óbito de um policial militar em serviço.
O 3° Sargento DAVI APPEL DA SILVA foi morto por disparos de arma de fogo por um homem de 45 anos, natural de Santa Catarina com passagem prisional, passagens policiais por dano, lesão corporal, desacato, resistĂȘncia, desobediĂȘncia, violĂȘncia doméstica, posse de drogas e ato obsceno.
Durante abordagem policial o criminoso, que estava na calçada, reagiu e entrou em luta com o policial que ainda estava no interior do veĂculo militar.
O homem desarmou o policial e fez os disparos. O autor foi detido por populares após cometer o crime.